Secretária da Saúde aborda casos de dengue e cirurgias eletivas no Conexão Assembleia
Por Vandecy Dourado

Conexão Assembleia rebe a secretária da Sesa, Tânia Mara Coelho – Foto: Bia Medeiros
O Conexão Assembleia, programa da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (19/02), a titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho. Em entrevista à jornalista Kézya Diniz, ela contou como anda a situação atual de casos de dengue no Ceará, sobre a vacinação contra a covid, a fila de cirurgias eletivas e a convocação de servidores da área aprovados em concurso público.
O bate-papo sobre saúde pública no Ceará iniciou com o tema da dengue e a alta de casos da doença no Brasil. Diferentemente de outras épocas, o Ceará não vive um quadro epidêmico neste ano, conforme assinalou a secretária, que anunciou que os casos no Estado agora podem ser acessados, em tempo real, na plataforma do Integra SUS. Atualmente, o Estado conta 266 casos confirmados, número abaixo dos registrados no ano passado.
Tânia Mara atribuiu o número reduzido de casos no Ceará e no Nordeste ao sorotipo 2, já que o Estado passou por várias epidemias em razão da presença desse tipo nos pacientes em anos anteriores, fazendo com que a população tenha adquirido imunização contra esse sorotipo. No entanto ela alertou que os municípios de Tianguá e Brejo Santo estão em atenção, mas que há controle e monitoramento em tempo real nos municípios cearenses.
Com as vacinas gratuitas contra a dengue sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde a estados com mais riscos de epidemia, a médica falou que há disponibilidade de doses da vacina Qdenga na rede particular e recomendou que os pacientes do Estado podem tomá-las enquanto o ministério não ofertar as doses na rede pública no Ceará.
Sobre as vacinas da covid, a secretária revelou que o Ceará já vacinou mais de 8,3 milhões de pessoas com a 1ª dose da vacina, porém 325 mil crianças não foram vacinadas com nenhuma dose. “Nossa preocupação é nesse grupo de seis meses a quatro anos de idade, que apenas 49% das crianças tomaram a 1ª dose”, lamenta.
Tânia falou que o Ministério da Saúde prepara uma campanha nacional entre março e abril para incentivar que os pais levem seus filhos para tomar a vacina contra a covid, fortalecendo a imunização das crianças nas escolas. “O negacionismo em relação a vacinas também comprometeu a vacinação para outras doenças. É extremamente importante que os pais levem os seus filhos para tomar as vacinas e aproveitem para levar o cartão para fazer atualização”, indicou.
A secretária abordou também a situação das cirurgias eletivas no Estado. Ela revelou que os procedimentos são prioridades da gestão do governador Elmano de Freitas. Segundo ela, até dezembro do ano passado, mais de 65 mil pessoas foram submetidas a cirurgias. Outros 30 mil pacientes saíram da fila ou porque já foram operados ou por outros motivos. “A gente tem trabalhado muito com os secretários municipais, que vêm nos ajudando muito com essa batalha para a gente ter uma fila real”, comentou.
Em maio deste ano, o Governo do Estado deverá chamar mais profissionais da área da saúde aprovados em concurso público para integrarem os quadros de servidores nas unidades de saúde no Ceará, revelou a titular da pasta estadual. Tânia também adiantou que, nas próximas semanas, haverá um chamamento extraordinário para necessidade de uma nova unidade hospitalar.
Para acompanhar a íntegra da entrevista com a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, você pode assistir à transmissão do Conexão Assembleia no YouTube da rádio FM Assembleia.
CONEXÃO
Com produção de Kássia Braga e apresentação de Kézya Diniz, o Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido simultaneamente pelo canal da emissora no YouTube às segundas-feiras, a partir das 8h, e pelo site da Assembleia.
A produção é veiculada ainda na TV Assembleia às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Edição: Lusiana Freire
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br