Metrofor incentiva embarque de bicicletas no metrô e VLT no Dia do Ciclista
Texto e fotos: Ascom Metrofor
Neste Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto, o Metrofor destaca as vantagens de incluir a bike nos deslocamentos diários e relembra as regras essenciais para uma boa convivência entre todos os passageiros.
A integração entre bicicleta e transporte sobre trilhos, iniciada há três anos, tornou-se uma opção de mobilidade prática e econômica para os passageiros de Fortaleza. Desde agosto de 2022, passageiros podem levar suas bikes no metrô e, a partir de março de 2023, a integração foi estendida para a Linha Nordeste. O serviço, que operou em testes no VLT de Sobral desde 2020, já registrou 71,6 mil embarques com bicicletas nas linhas do Metrofor.
A integração entre bicicleta e transporte sobre trilhos facilita o deslocamento e traz benefícios diretos para os usuários. Além de reduzir os gastos com transporte motorizado, a prática contribui para a saúde e o bem-estar. Para as cidades, o ganho é ambiental, pois essa integração combina dois meios sustentáveis: o transporte ferroviário, de baixa emissão de CO², e a bicicleta, que não gera poluição.
Algumas regras são essenciais para garantir a segurança nos deslocamentos. Não é permitido andar de bicicleta dentro dos trens e estações, nem transportar bikes nos elevadores e escadas rolantes. Dentro das instalações do Metrofor, a bicicleta deve sempre ser empurrada, e jamais deve ultrapassar a faixa amarela nas plataformas. Ao entrar na estação com a bicicleta, o cicilista deve se posicionar na área reservada para o embarque com bikes, seguindo a sinalização no chão.
Serviço
Dias, horários e limites
Linhas Sul e Nordeste (Fortaleza)
Segunda a sexta-feira:** das 9h às 15h e das 20h até o fim do dia.
Sábados: a partir das 15h até o fim do expediente operacional.
VLT de Sobral
Segunda a sexta-feira:** de 9h às 16h30 e de 19h às 23h.
Sábados:** de 13h até o fim da operação.
Limite: 2 bicicletas por viagem em cada linha (Norte e Sul).
Para mais informações, confira o regulamento completo no site do Metrofor.
Fonte: Governo do Estado do Ceará