Assembleia Legislativa lança o programa “Ciadi Vai até Você” e amplia rede de apoio

Por Guilherme de Andrade

 Primeira-dama Tainah Marinho Aldigueri diz que programa vai levar informação, construir pontes e compartilhar conhecimento – Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), realizou, nesta quarta-feira (20/08), o lançamento do programa “Ciadi Vai até Você”.

A iniciativa tem como principal objetivo oferecer apoio técnico-informativo e acolhimento para famílias e profissionais que atuam no atendimento a crianças neurodivergentes. Essa ação contemplará municípios das oito macrorregiões do Estado e busca fortalecer práticas de cuidado, além de ampliar a rede de apoio. 

Por ocasião do lançamento do projeto, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, ressaltou que, por meio dessa atividade, a Casa Parlamentar pode “levar informação, construir pontes e  compartilhar conhecimento” para os interessados pela temática que vivem em outras localidades do Ceará. “Nosso programa vai funcionar fazendo visitas nos municípios do Interior. A gente vai ofertar duas oficinas: uma para os profissionais da saúde e a outra será voltada para as famílias”, disse.

Ana Alice Falcão, assessora de Gestão e Planejamento da Alece, destaca a importância de compartilhar a experiência do Ciadi com outros municípios – Foto: Máximo Moura

Nesse mesmo sentido, Ana Alice Falcão, assessora de Gestão e Planejamento da Alece, afirmou que essa é uma oportunidade para a Casa “estar mais perto de todos os municípios”. “É muito importante que essa experiência que o Ciadi tem e desenvolve seja também dado acesso aos municípios, com todas as suas realidades, tanto para os profissionais de saúde agirem como também para as famílias que precisam de apoio”, pontuou.

Maria Luísa Pinheiro, orientadora da Célula de Atendimento em Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacou o cuidado do Ciadi com os familiares dos pacientes. “É um diferencial do Ciadi o cuidado para com a família. A gente olha não só para os nossos pacientes, mas também para a família”. Ela destacou ainda a atenção oferecida pela primeira-dama ao órgão: “Ela tem dado todo o apoio para que os nossos projetos se fortaleçam cada vez mais”, pontuou.

Edição: Clara Guimarães

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *