Prefeitura de Fortaleza unifica sistema de atendimento para agilizar respostas às demandas dos cidadãos

Integração de demandas e treinamentos visa agilizar respostas e fortalecer a participação social

encontro
A novidade foi anunciada nessa sexta-feira (19/9), no Paço Municipal, durante reunião do Grupo de Apoio à Governança Municipal

A Prefeitura de Fortaleza está unificando os sistemas de atendimento ao cidadão para tornar mais ágil e eficiente a resposta às demandas da população. A novidade foi anunciada nessa sexta-feira (19/9), no Paço Municipal, durante reunião do Grupo de Apoio à Governança Municipal. O encontro foi conduzido pela vice-prefeita Gabriella Aguiar e reuniu representantes de 13 secretarias e órgãos municipais que prestam algum tipo de serviço à população. 

A iniciativa vai integrar o Sistema de Gestão de Protocolos (Sigep) ao serviço de atendimento 156, canal oficial da Prefeitura de Fortaleza. A medida vai permitir que o cidadão acompanhe suas solicitações em tempo real e que os dados gerados contribuam para melhorar os serviços públicos. O Sigep já está conectado ao Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal, fortalecendo a transparência e a governança.

A ação tem como foco simplificar o envio de manifestações — como denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de informação — pelo sistema de Ouvidoria, acessível no portal da Prefeitura, tanto por computador quanto por celular. Os cidadãos podem cadastrar demandas relacionadas a serviços públicos, como iluminação, limpeza urbana e fiscalização. Além de facilitar o acompanhamento das respostas, cada solicitação recebe um número de protocolo para consulta posterior, o que garante mais controle e segurança para o cidadão.

A vice-prefeita Gabriella Aguiar ressaltou a importância da participação popular. “Nosso compromisso é preparar um plano de ação que reflita a visão do prefeito Evandro Leitão: uma governança compartilhada, onde a participação social é essencial. Queremos que cada cidadão de Fortaleza sinta que faz parte das decisões que moldam nossa cidade”, destacou.

Para a secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, a simplificação do processo de ouvidoria é um passo importante para resgatar a confiança da população. “Para recuperar a confiança do cidadão, precisamos equilibrar três pilares: acolhimento humanizado, respostas ágeis e dados precisos que redirecionem as políticas públicas. Só assim Fortaleza se tornará, de fato, a capital de todos”, afirmou.

Como parte do plano de melhorias, a CGM promoverá treinamentos em etapas. A primeira fase será voltada para ouvidores e gestores estratégicos, seguida por capacitações da equipe operacional. O alinhamento incluirá todos os níveis da gestão municipal para garantir o engajamento de todos os níveis da administração.

Participaram do encontro representantes de 13 secretarias e órgãos municipais que prestam serviços diretos à população: Secretaria de Governo (Segov), Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), Secretaria da Saúde (SMS), Secretaria da Educação (SME), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Secretaria da Infraestrutura (Seinf) e Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *