Prefeitura de Fortaleza entrega requalificação do Cras do Conjunto Palmeiras beneficiando 33 mil famílias

Este é o segundo equipamento do tipo requalificado pela atual gestão, que deve reformar outros 20 até o próximo ano

prefeito evandro e vice-prefeita gabriella posam para foto abraçando algumas crianças
O prefeito Evandro Leitão reforçou que os Cras funcionam como primeiro acesso para as pessoas que precisam de políticas de proteção social e que o município pretende ampliar o número de unidades (Fotos: Beatriz Boblitz)

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda-feira (13/10), a requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Conjunto Palmeiras, na Regional 9. O equipamento tem o objetivo de fortalecer as ações de proteção e prevenção voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.

Este é o segundo Cras requalificado pela atual gestão, que prevê a reforma de mais 20 unidades. O primeiro contemplado, localizado no bairro Serviluz, foi entregue no último dia 30 de setembro.

O prefeito Evandro Leitão reforçou que os Cras funcionam como primeiro acesso para as pessoas que precisam de políticas de proteção social e que o município pretende ampliar o número de unidades.

grupo de pessoas posa para a foto
Este é o segundo Cras requalificado pela atual gestão, que prevê a reforma de mais 20 unidades

“O Cras é a porta de entrada da proteção às famílias: aos pais, às mães, enfim, a todos que precisam de apoio. Por isso, precisamos fortalecer cada vez mais esses equipamentos, para evitar problemas futuros”, afirmou.

“Hoje temos 27 Casas de Referência em Fortaleza e estamos ampliando. A vice-prefeita Gabriella, junto com toda a equipe, tem trabalhado muito para que, até o final do ano, possamos passar de 27 para 31 unidades. E, no próximo ano, vamos continuar expandindo, para estarmos cada vez mais próximos da população mais vulnerável, aquela que mais necessita”, complementou.

Com a requalificação, mais de 33 mil famílias da região serão beneficiadas. O Cras do Conjunto Palmeiras atende os bairros Conjunto Palmeiras, Santa Maria, Ancuri e partes do Jangurussu e Pedras.

A vice-prefeita e titular da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, ressaltou que todas as unidades estavam em situação precária e que o processo de requalificação tem sido conduzido de forma transparente.

interior de uma das salas de atendimento do cras, com duas pessoas trabalhando em escrivaninhas
O espaço oferece uma série de serviços e programas essenciais

“Nas redes sociais, estamos mostrando o antes e o depois dessas entregas. Fizemos isso neste Cras, no do Serviluz e também com o Centro de Referência Janaína Dutra. É uma forma de dar transparência e mostrar claramente o avanço das ações da Prefeitura de Fortaleza. Esta unidade estava sem teto, com infiltrações e sem eletricidade, desde 2006 não passava por uma reforma, contou.

O espaço oferece uma série de serviços e programas essenciais, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Cadastro Único (CadÚnico) e os benefícios eventuais, que incluem a entrega de cestas básicas, auxílio-natalidade e auxílio-funeral.

Também são disponibilizados atendimentos e acompanhamentos relacionados ao Programa Bolsa Família, ao Cartão Mais Infância Ceará e aos Benefícios de Prestação Continuada (BPC), além do monitoramento das condicionalidades dos programas sociais.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *