Estudantes da rede pública são premiados por desempenho na OBMEP

Por Pedro Emmanuel Goes

 Premiação foi realizada na tarde desta sexta-feira (21/11) – Foto: Marcos Moura

Mais de 500 estudantes de escolas da rede pública de todo o Ceará foram premiados, durante a tarde desta sexta-feira (21/11), pelo bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia foi realizada no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da Alece).

A premiação é referente à participação dos alunos na competição em 2024, mais um ano em que, conforme o diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha, “o Ceará foi bem representado em âmbito nacional pela qualidade de sua educação”. 

Diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha – Foto: Marcos Moura / Alece

A OBMEP é o maior programa de iniciação científica da educação básica e conta com a participação de mais de 20 milhões de alunos todos os anos. Para João Milton Cunha, a parceria que a Alece trava com a OBMEP, a partir do Projeto Inesp Ciência, é “uma importante iniciativa da Alece, que olha para a frente, que olha para o futuro do Estado do Ceará”. 

“Esses alunos que hoje são os melhores alunos da matemática do Brasil, eles são cearenses e a gente precisa valorizar e reconhecer o mérito dessas premiações de ouro, de prata e de bronze, porque esses são os alunos que passam no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), no Instituto Militar de Engenharia (IME) e são os alunos aprovados no ENEM”, defendeu.

Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro – Foto: Marcos Moura

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, foi homenageada com certificado de Honra ao Mérito pelo apoio e compromisso da pasta com a educação cearense. Na oportunidade, a gestora congratulou os estudantes e ressaltou a importância do momento para suas vidas profissionais. 

“É aqui que as carreiras acadêmicas geralmente se iniciam. Nesse tipo de competição, muitos talentos são descobertos e é especialmente bom ver muitas meninas participando e sendo premiadas aqui”, disse. Na avaliação dele, a participação feminina na ciência, apesar de crescente, ainda precisa ser estimulada. Sandra Monteiro lembrou que, em 30 anos de existência da Secitece, a atual gestão é a primeira a ser comandada por uma mulher. 

ENTREGA DE MEDALHAS

A OBMEP é uma olimpíada coordenada pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA), com apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia. A competição é realizada em âmbito nacional e em duas fases. De acordo com o coordenador regional da Olimpíada, professor Luiz Alberto Duarte, cerca de 18 milhões de estudantes do Brasil inteiro participam da primeira fase. 

Na edição de 2024, o Ceará contou com 800 mil participantes, dos quais 5% avançaram para o estágio seguinte – uma avaliação com seis questões abertas, pelas quais o estudante deverá demonstrar as aptidões ao resolver os problemas apresentados. Na edição de 2024, foram 324 estudantes de todo o Ceará premiados com medalhas de bronze. Outros 160 foram agraciados com as premiações prata e ouro da competição. 

Coordenador regional da Olimpíada, professor Luiz Alberto Duarte – Foto: Marcos Moura

Sobre o destaque dos cearenses nessas competições, Luiz Alberto Duarte frisou que isso acontece porque “há muito preparo e investimento por parte dos estudantes, professores e escolas envolvidas”. 

“Sem essa preparação e trabalho árduo de todos os envolvidos e sem uma rede de apoio, nenhum destes estudantes alcançaram esses lugares de destaque, mesmo com bastante habilidade, então é de se louvar, apoiar e reconhecer, em eventos como esse, a capacidade e esforço de todos”, comentou.

Estudante do 8º ano da Escola de Cidadania José de Araújo Veras, de Sobral, Bryan Soares é medalhista pelo segundo ano consecutivo. Ele levou ouro mais uma vez na competição de 2024, e hoje ele recebe a medalha com mais estímulo e vontade de melhorar cada vez mais seu desempenho. 

Para ele, competir é uma oportunidade de estar sempre preparado para os desafios profissionais futuros. “Quero trabalhar na área de exatas, com números, uma área em que sempre tive afinidade, e participar me deixa atento e em constante preparação para que eu consiga aproveitar as oportunidades do futuro”, afirmou. 

A cerimônia de entrega das medalhas contou com a presença de representantes do Conselho Estadual de Educação; e das secretarias da Educação dos municípios de Sobral, Tauá, Fortaleza, Madalena, Guaiuba, Tabuleiro do Norte, entre outros.

Edição: Geimison Maia

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

2 comentários sobre “Estudantes da rede pública são premiados por desempenho na OBMEP

  1. Ngoài ưu đãi khi nạp tiền lần đầu và hoàn tiền, nhà cái xn88 lừa đảo còn thường xuyên tổ chức các chương trình khuyến mãi định kỳ hàng tuần, hàng tháng. Những phần thưởng này có thể là tiền mặt, quà tặng hoặc vòng quay miễn phí trong trò chơi slot game.

  2. slot365 là gì Sau gần 5 năm hoạt động, thương hiệu không chỉ có được vị thế vững chắc trên thị trường mà còn khẳng định đẳng cấp của mình khi sở hữu đầy đủ giấy chứng nhận hợp pháp từ PAGCOR và CEZA. Do vậy, bạn hoàn toàn có thể yên tâm tham gia cá cược thỏa mãn đam mê của mình mà không cần lo ngại về những vấn đề pháp lý khác.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *