Ceará em destaque: governador Elmano de Freitas é homenageado na 20ª Expolog por avanços e investimentos em logística no estado
Texto e fotos: Ascom SDE
A 20ª edição da Expolog – Feira Internacional de Logística foi aberta na manhã desta quarta-feira (26), no Centro de Eventos, com o reconhecimento das políticas públicas do Governo do Ceará para o setor. O governador Elmano de Freitas foi um dos homenageados na cerimônia de abertura, honraria recebida pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), Domingos Filho.
Representando o governador, Domingos Filho destacou a importância da continuidade das políticas de Estado para o desenvolvimento logístico cearense. O secretário enfatizou a liderança do governador Elmano de Freitas e a sequência de gestões que “não interrompem” os projetos estratégicos.
O secretário citou as grandes estruturas que posicionam o Ceará como um hub logístico nacional e internacional: o porto mais próximo dos grandes centros econômicos mundiais; a ZPE Ceará (Zona de Processamento de Exportação), celebrando 12 anos como modelo no Brasil e no mundo; e o avanço da Transnordestina, com previsão de chegada em dois anos e malha viária estadual bem estruturada.
“A Expolog é fundamental para mostrar os atrativos do Estado do Ceará que está na frente em energia, sendo superavitário em energia renovável, seja solar ou eólica. Sendo o primeiro a tratar sobre o hidrogênio verde”, destacou o secretário da SDE, Domingos Filho.
A abertura do evento contou com a participação de diversas autoridades e representantes de instituições e empresas do estado, do país e internacionais.
Negócios de impacto e inovação
Domingos Filho também enfatizou as políticas públicas desenvolvidas pelo estado avançadas na agenda de Negócios de Impacto. “Tratam-se de negócios que aliam crescimento econômico, social e sustentabilidade – e preparam entregas específicas a partir do próximo ano por meio do programa Edimpacto. A iniciativa conta com a contribuição de empresários e empreendedores, consolidando o Ceará na liderança em energia renovável e no pioneirismo do Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, disse.
Outro diferencial citado é que Fortaleza é o ponto de maior entroncamento de cabos submarinos no mundo, fundamental para a conectividade digital.
Expectativa de R$ 30 milhões em negócios
A 20ª edição da Expolog, maior feira do Norte-Nordeste brasileiro, com 20 edições consecutivas, demonstra a força do setor no Ceará.
Enid Câmara, organizadora do evento, destacou a relevância da feira e a parceria com o Governo do Estado, por meio da SDE: “Para nós, a parceria com a SDE é muito importante, porque é lá que acontece a rodada de negócios, a coordenação da rodada, a SDE é fundamental.”
Há previsão de movimentar
R$ 30 milhões em investimentos e negócios durante a feira, que no passado já foi palco de grandes fechamentos, como a exportação de 60 mil toneladas de minério de ferro para a China na edição de 2023.
A feira, que reúne profissionais que projetam o futuro da logística no país e no mundo, foca na integração de novas tecnologias e abordagens inovadoras para enfrentar desafios globais de eficiência e sustentabilidade.
Formato e público-alvo
A Expolog 2025 é promovida pelo SETCARCE, Instituto Future e Diário do Nordeste, com correalização da CBP/CE e realização da Prática Eventos. O evento contempla uma vasta programação simultânea, que inclui: 20º Seminário Internacional de Logística, 6º Seminário Logística no Agronegócio, Feira Internacional de Logística e Feira do Agronegócio, ExpologHack, FuturoLog e rodada de negócios e reuniões setoriais.
O público-alvo abrange desde investidores e empreendedores a players do setor logístico, Companhias Docas, startups de logística, e autoridades, consolidando o espaço como um ponto de encontro privilegiado para a realização de novos negócios.
Fonte: Governo do Estado do Ceará







