Conexão Alece destaca políticas de defesa da mulher e avanços no combate à violência no Ceará
Por Narla Lopes

– Foto: Bia Medeiros
O Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7 MHz), entrevistou nesta segunda-feira (01/12) a desembargadora Vanja Fontenele, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Referência na defesa dos direitos das mulheres no Estado, a magistrada falou sobre avanços, desafios e ações de enfrentamento às violências contra a mulher, com foco no fortalecimento de redes de proteção e na prevenção.
A desembargadora destacou que o tema é prioridade da atual gestão do Tribunal de Justiça, comandado pelo desembargador Heráclito Vieira, e lembrou que diversas instituições, incluindo o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Defensoria Pública do Estado do Ceará, entidades da sociedade civil e redes de apoio, têm atuado de forma conjunta.
Vanja Fontenele avaliou que a sociedade brasileira passou por mudanças profundas nos últimos anos no reconhecimento dos direitos das mulheres. Ela lembrou que, durante séculos, as mulheres foram culturalmente invisibilizadas e socialmente limitadas, mas que o cenário atual já apresenta avanços significativos.
“Temos uma caminhada longa pela frente, mas hoje você vê mulheres em espaços de administração, em cargos de poder, e vozes femininas se levantando todos os dias, fazendo a sua parte e dando a sua contribuição”, salientou.
Apesar dos avanços, a desembargadora alertou para o preocupante perfil dos agressores, majoritariamente jovens entre 18 e 40 anos. “Eles nasceram sob a mudança do comportamento feminino, mas ainda não aceitam que a mulher tenha autonomia e liberdade, inclusive para outros relacionamentos. Isso nos preocupa muito, mas esse é um problema da nossa sociedade, que precisamos enfrentar com políticas públicas e com essa luta constante que desempenhamos”, afirmou.
Ela destacou o programa “Arte para Transformar: cada traço, um gesto de respeito às mulheres”, desenvolvido pelo TJCE em parceria com a Secretaria da Educação do Estado. A iniciativa leva às escolas de ensino médio concursos de pintura, literatura e música para trabalhar, com estudantes, reflexões sobre igualdade, respeito e relações saudáveis.
“Em uma das propostas, convidamos os jovens que têm aptidão para a arte a produzirem trabalhos em caixas de pizza. Solicitamos que expressassem nas obras o que sentiam sobre o respeito à vida da mulher. No entanto, é possível perceber que algumas produções não se distanciaram da violência; eles retrataram situações que, muito provavelmente, vivenciaram ou presenciaram”, explicou.
A magistrada destacou ainda que a defesa da mulher não é uma luta restrita ao público feminino. “Não é uma luta de mulheres contra homens, é uma luta da humanidade. Hoje, homens que destoam desse comportamento recebem a desaprovação pública. Eles também fazem parte da solução”, disse.
Entre as ações de prevenção mais recentes, a desembargadora destacou protocolo do TJCE para reforçar a proteção às mulheres em condomínios e residenciais. Ao encerrar, a magistrada reforçou que enfrentar a violência contra a mulher exige união e compromisso coletivo. Para ela, cada gesto de acolhimento, atenção ou denúncia pode salvar vidas e transformar realidades.
Para acompanhar a entrevista completa com a dese
SERVIÇO
Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play, plataforma de vídeo disponível para download no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV.
O programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV às 20h30. Além disso, fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
Edição: Vandecy Dourado
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará





I appreciate the effort you put into writing this.
Such a refreshing take on a common topic.
I like how you presented both sides of the argument fairly.
This is a great resourcethanks for sharing it!