Uece é destaque na área de Educação no ranking internacional THE by Subject 2026
Ascom Uece – Texto

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) obteve destaque na mais recente edição do Times Higher Education (THE) World University Rankings by Subject, ranking internacional que avalia o desempenho das universidades por área do conhecimento. O principal resultado da instituição cearense foi na área de Estudos da Educação, além de bons desempenhos em Ciências Físicas, Ciências Sociais e Medicina e Saúde.
O ranking de Estudos da Educação analisa o desempenho institucional em pesquisas educacionais, formação de professores e estudos acadêmicos na área, abrangendo não apenas cursos específicos de Educação, mas todas as licenciaturas.
Na edição 2026, participaram dessa avaliação 830 universidades de 88 países e territórios, utilizando os mesmos 18 indicadores de desempenho do Times Higher Education World University Rankings 2026, recalibrados para refletir as especificidades da área educacional.
No Brasil, apenas 32 Instituições de Ensino Superior (IES) foram ranqueadas nessa área. A Uece é a única universidade estadual das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a integrar a lista.
Maturidade acadêmico-científica
“A Uece, patrimônio do povo cearense, com recém-completados 50 anos de existência, tem traçado um caminho muito exitoso na busca pela excelência, ao passo que permanece muito ligada às demandas da sociedade. Esses aspectos caracterizam o processo de maturidade acadêmico-científica que a Uece atingiu ao longo dos anos e que a coloca em um importante patamar em ensino, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico e extensão. O resultado na área de educação mostra a relevante contribuição da Uece para os estudos educacionais em âmbito nacional e internacional, o que está alinhado à excelente avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), que alcançou, com nota 6, o nível internacional. A qualidade e a excelência dos cursos de licenciatura da Universidade, historicamente reconhecidos no Ceará, também fazem parte desse importante resultado, que é motivo de orgulho.”, destaca o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), professor José Airton Junior, enaltece e justifica os resultados divulgados pela THE e pela Capes. “O trabalho de inserção regional e nacional do PPGE/Uece em Fóruns da sociedade civil, em convênios com as Secretarias de Educação, em Políticas Públicas de desenvolvimento social, bem como elaboração de tecnologias e de inovação da formação docente são alguns dos produtos de impacto publicados internacionalmente por docentes e discente engajados em transformar a realidade a partir das Ciências da Educação e Formação de Professores”.
Ciências Físicas
A área de Ciências Físicas avalia o desempenho em campos como física, química, matemática, estatística, astronomia, geologia e ciências ambientais, da Terra e marinhas. Em 2026, foram analisadas 1.497 universidades de 109 países e territórios.
Do total, 41 universidades brasileiras integram o ranking, sendo que apenas 12 estaduais estão entre elas. Nas regiões Norte e Nordeste, a Uece é uma das três únicas universidades estaduais presentes.
No recorte nacional, a Uece ocupa a 5ª posição entre as instituições brasileiras e é a 3ª melhor universidade estadual do país no indicador “perspectiva internacional”, que considera o número de estudantes, equipes e produções científicas com colaboração internacional.
Entre as muitas ações de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da Uece nessa área, pode ser citado como exemplo o Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) que tem, atualmente, cinco doutorandas em estágios sanduíche em instituições de Portugal: a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro, por meio dos programas da Funcap e do PDSE/Capes. No início de 2025, o PPGCN também recebeu uma docente da Universidade do Minho. De acordo com o coordenador do Programa, professor Hélcio dos Santos, “a parceria resultou na publicação de 14 artigos em periódicos de alto impacto e na participação em congressos internacionais”. Também em 2025, professores do PPGCN visitaram as duas universidades portuguesas mencionadas, fortalecendo, segundo o coordenador, a cooperação acadêmica e científica entre as instituições.
Ciências Sociais
O ranking de Ciências Sociais reúne as melhores universidades do mundo em áreas como ciência política, comunicação e estudos de mídia, política e estudos internacionais, sociologia, geografia e antropologia.
Nesta edição, foram avaliadas 1.202 universidades de 104 países e territórios. Apenas 37 instituições brasileiras atingiram os critérios de qualidade necessários para integrar a lista, entre as quais nove são universidades estaduais. Mais uma vez, a Uece figura como uma das duas estaduais do Norte e Nordeste presentes no ranking.
Medicina e Saúde
O ranking de Medicina e Saúde avalia universidades com destaque nas áreas de medicina, odontologia, enfermagem e campos afins. Em 2026, participaram da avaliação 1.230 universidades de 102 países e territórios.
No Brasil, 43 IES foram ranqueadas, sendo 13 estaduais. A Uece é uma das quatro representantes das regiões Norte e Nordeste.
Ao analisar os subindicadores da área, entre as universidades estaduais dessas regiões, a Uece alcançou a 1ª colocação nos indicadores “Indústria” (captação de recursos), ambiente de pesquisa e ensino.
Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “os resultados refletem a força da Universidade na formação em saúde, área em que a instituição também se destaca ao longo dos anos e que, mais recentemente, chegou mais perto de seu povo, com a Política de Expansão e Interiorização, que inclui cursos de Medicina. Destaquem-se os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que coroaram o trabalho das pessoas que fazem esta grande Universidade e que são motivo de orgulho para o nosso povo.”
Sobre o THE
O ranking por área de estudo do Times Higher Education permite comparar universidades de todo o mundo em 11 grandes áreas temáticas, evidenciando aquelas que demonstram excelência em seus respectivos campos. As áreas avaliadas são: Artes e Humanidades; Negócios e Economia; Ciência da Computação; Estudos da Educação; Engenharia; Direito; Ciências da Vida; Saúde e Medicina; Ciências Físicas; Psicologia; e Ciências Sociais.
Os rankings abrangem 148 disciplinas individuais e utilizam a mesma metodologia do Times Higher Education World University Rankings. No entanto, a ponderação dos indicadores é ajustada de acordo com cada área, garantindo avaliações mais precisas, justas e alinhadas às prioridades disciplinares.
Para que uma universidade seja incluída nos rankings por área, é necessário atender a critérios mínimos de produção científica e número de docentes, além de comprovar atuação ativa na respectiva área do conhecimento.
Fonte: Governo do Estado Ceara


