Questão de Ordem debate campanha Fevereiro Roxo nesta quinta-feira

Por Pedro Emmanuel Goes / com informações da Alece TV

 Imagem: Divulgação Alece tV

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), destaca, na edição desta quinta-feira (19/02), a campanha Fevereiro Roxo, mobilização que promove a sensibilização e conscientização sobre doenças crônicas como Alzheimer, lúpus e fibromialgia. Para falar sobre o tema, foram convidadas a médica reumatologista Priscila Dourado, e a psicóloga Patrícia Araújo, ambas do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

As convidadas vão conversar com o jornalista e apresentador Renato Abreu sobre a adesão da Alece e sobre as ações implementadas pela Casa durante a campanha. Na próxima quarta-feira (25/02), elas participam da mesa redonda “Fibromialgia: Desafios, Mitos e Preconceitos”. O evento, promovido pelo Núcleo de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia (NAPFI) do DSAS, ocorre no Auditório Murilo Aguiar, à partir das 8h30.

FEVEREIRO ROXO

O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização em saúde dedicada a alertar sobre três doenças crônicas e incuráveis: lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. O objetivo é destacar a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico, que, embora não curem, ajudam a controlar os sintomas e melhoram significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Afetando milhões de brasileiros, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que impacta as funções cognitivas, a memória, o comportamento e compromete as atividades cotidianas, podendo contemplar diversos sintomas a depender da fase.

Já a fibromialgia é uma doença crônica que provoca dor generalizada, assim como pode incluir rigidez muscular, fadiga, dor de cabeça, alterações no sono e impactos na saúde mental, uma vez que afeta o cotidiano, a vida pessoal e profissional.  E o lúpus é uma doença crônica autoimune que causa inflamações e tem uma ampla manifestação clínica a depender de cada caso, podendo afetar pele, rins, pulmões e articulações.

Em todos os casos, o diagnóstico precoce é essencial para que os tratamentos sejam iniciados com foco na preservação da qualidade de vida ao buscarem diminuir a velocidade da evolução das comorbidades.

ENTREVISTADAS

Priscila Dourado é médica graduada pela Universidade de Fortaleza (2012) e concluiu residência médica em Clínica Médica (2015) e em Reumatologia (2017) no Hospital Geral Dr. César Cals. Detém título de especialista em Reumatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Reumatologia (2017). É também mestra em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2019), doutoranda do programa de Patologia da Universidade Federal do Ceará (2022), preceptora (2018) e supervisora (2022) da residência em Reumatologia do Hospital Universitário do Ceará.  

Já Patrícia Araújo é psicóloga clínica, especialista em Psicodrama e especializada em Neuropsicologia. Atua com psicoterapia individual de adolescentes e adultos, com psicoterapia de grupo de adultos neurodivergentes e com grupos terapêuticos específicos para pessoas com fibromialgia. É supervisora do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia (NAPFI), do DSAS/ALECE, e psicóloga clínica da Alece.

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros e vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h, e fica também disponível no YouTube da Alece TV e na plataforma Alece Play.

Edição: Geimison Maia

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *