Socorro França aborda no Conexão Assembleia a importância de políticas de direitos humanos
Foto:Reprodução
Texto:Divulgação

O Conexão Assembleia, programa da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (17/04), a titular da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, que reforçou a importância do Estado e de políticas públicas empenhadas para apoio à população mais vulnerável. Em entrevista à jornalista Kézya Diniz, ela falou ainda sobre os desafios dos direitos humanos no Brasil e lembrou de sua trajetória nessa e em outras áreas.
Dos importantes pilares dos direitos humanos, Socorro França destaca a “dignidade humana” e a “igualdade”. Na avaliação da secretária, o governador Elmano de Freitas acertou em dedicar uma secretaria para a área, assim como o Governo Federal fez em nível nacional, e afirmou acreditar que o Ceará está em um bom caminho, rumo à igualdade social e no cumprimento desses pilares. “Neste momento, vem uma secretaria justamente para fortalecer o combate a tudo aquilo que não dignifica a pessoa. Estamos aqui dispostos a trazer a dignidade humana, sobretudo através da igualdade, neste País tão desigual”, observou.
Os desafios sociais que se acentuaram no período da pandemia e que refletem até hoje no Estado e no País são trabalhados através de programas de governo, defendidos pela titular da pasta de Direitos Humanos. Para Socorro França, se o Executivo estadual não tivesse fortalecido e instituído alguns projetos de apoio à população mais vulnerável, o cenário atual poderia ser “terrível”. “É preciso dar condições mínimas possíveis para essas pessoas sobreviverem, através da alimentação. Essa corrente que se formou no Ceará é importante”, enfatizou.
A secretária rebateu aqueles que acreditam que o Brasil entrou em um “retrocesso de assistencialismo”. Para ela, essas ações são necessárias para socorrer, sobretudo nesse momento pós-pandemia, em que há crianças órfãs e tantas pessoas que desenvolveram problemas psicológicos. “Não é que o Brasil voltou a ser assistencialista. É uma questão circunstancial que nós estamos vivendo depois de uma pandemia, que realmente transformou a vida do brasileiro”, observou.
Socorro França comentou ainda a parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos e o Ministério dos Direitos Humanos. Segundo ela, há um convênio entre as pastas para repasse de informações de demandas e ocorrências no que se refere à área. Um exemplo dado pela secretária é o encaminhamento de denúncias recebidas no Disque 100 ou Disque 180, que passam a ser avaliadas pelo observatório estadual, que precisa ter conhecimento dos casos. “Em alguns dias, teremos um aplicativo para que as pessoas enviem demandas para a secretaria. O serviço público precisa ter eficiência, e é disso que corremos atrás: receber a denúncia e dar a resposta que a população deseja”, disse.
A trajetória de Socorro França também foi lembrada durante o programa. Ela comentou sobre a contribuição dela para o fortalecimento dos direitos do consumidor, a instituição do projeto Caminhão do Cidadão – unidade móvel para emitir documentos para a população –, a criação das casas de mediação comunitária, os trabalhos quando assumiu a Secretaria de Justiça do Estado e política de combate às drogas.
Para assistir à entrevista completa de Socorro França à jornalista Kézya Diniz é só clicar neste link da transmissão no YouTube.
O Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br