Célula de Gestão Ambiental da Alece apresenta práticas sustentáveis em Icapuí
Foto: Reprodução
Texto: Divulgação

Outra novidade na programação da Assembleia Itinerante, que acontece em Icapuí entre os dias 22 e 25 de maio, é a presença do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental. Na manhã desta terça-feira (23/05), a célula apresentou aos icapuienses, em palestra na Câmara Municipal, as Boas Práticas Sustentáveis na Casa Legislativa, um compilado das ações da Alece que promovem a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente nas ações da Casa.
As ações sustentáveis da Alece, conforme a engenheira ambiental e membro executivo da Célula de Sustentabilidade, Jessica Tavares, podem orientar as câmaras dos municípios cearenses e outros órgãos públicos a implantarem ações semelhantes, conforme a necessidade. “Essa apresentação de hoje é uma oportunidade de trocar ideias e apresentar o trabalho que temos feito na Alece, que tem gerado benefício para as comunidades vulneráveis e economia de gastos para todos”, disse.
Jessica explicou, também, que as ações promovidas pelo núcleo de sustentabilidade têm como base cinco eixos orientadores, que são: educação de qualidade, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, consumo e produção responsáveis, e ações contra a mudança global do clima, definidos a partir dos eixos que norteiam os programas que quais a célula integra, como a Agenda A3P, a Rede Legislativo Sustentável, e o Hub ODS.
Entre as ações promovidas pela Alece, foi destacada a coleta seletiva solidária, o gerenciamento de resíduos sólidos, o gerenciamento dos resíduos do serviço de saúde da Alece, o uso de energias renováveis, e o reúso da água. Outro destaque é o fomento da educação ambiental por meio de capacitações, palestras, oficinas e blitz educativas, com o objetivo de sensibilizar e promover a tomada de decisões que beneficie não só a organização, mas a sociedade como um todo.
Jessica Tavares afirmou que a divulgação das ações da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental devem integrar a programação das Assembleias Itinerantes a partir desta edição.
Para o presidente da Câmara Municipal de Icapuí, o vereador Francisco Hélio Fernandes Rebouças (PT), a iniciativa de promover as ações sustentáveis da Alece nos municípios pode estimular outras câmaras a fazerem o mesmo. Adotar práticas sustentáveis, no caso de Icapuí, é “particularmente interessante”. “Somos um município turístico e muito apoiado em nossas belezas naturais, então é de grande valor trazermos, não só para os funcionários da Câmara, mas para a população de um modo geral a consciência para preservação do meio ambiente e importância dessas práticas sustentáveis”, disse.
ALCANCE
O projeto Alcance também estreou na Assembleia Itinerante de Icapuí. Durante os próximos dois dias, o projeto deve reunir cerca de 600 estudantes na Escola de Ensino Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças que, sob a supervisão do coordenador pedagógico do Alcance, Evaldo Lima, que apresentou aos estudantes a proposta do programa.
De acordo com Evaldo, o Alcance possui uma das plataformas educacionais mais avançadas do País voltada para duas linhas de atuação: a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, e qualificação profissional por meio de cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos.
“Ao longo de sua história, o Alcance já auxiliou em 3.800 aprovações nas mais diferentes faculdades e universidades. Temos um cadastro com os melhores professores, e nosso objetivo é ampliar as possibilidades para que a juventude possa construir seus sonhos para o futuro”, disse.
Ele também mencionou o presidente de Alece, deputado Evandro Leitão (PDT) e a presidente do Alcance, deputada Jô Farias (PT). “São pessoas que entendem a importância da educação para a construção de uma sociedade justa e fazem desse programa uma grande oportunidade para estes jovens”, disse.
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br