Comitê de Prevenção e Combate à Violência discute agenda nacional em Brasília

Na manhã desta quarta-feira (02/08), membros do Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa do Ceará se reuniram em Brasília com Cláudio Vieira, secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério de Direitos Humanos, para discutir estratégias de combate à violência, com ênfase na proteção de adolescentes.
O encontro contou com a participação do presidente do CPCV, o deputado estadual Renato Roseno (Psol), do coordenador técnico, Thiago de Holanda, e do cientista de dados Roger Sousa. Durante a reunião, foram apresentadas as atividades, pesquisas e recomendações realizadas pelo comitê em relação à prevenção da violência no Ceará.
“Fizemos vários encontros em Brasília com o objetivo de implementar uma agenda nacional de prevenção à violência letal contra adolescentes e jovens, a agenda do Cada Vida Importa. Disponibilizamos as nossas metodologias, os nossos dados e a experiência que acumulamos nos últimos sete anos”, informou o deputado.
A elaboração de uma agenda nacional de prevenção à violência é considerada essencial para enfrentar esse desafio complexo e multifacetado no Brasil. O comitê ressalta a importância de considerar as questões raciais e espaciais, uma vez que esses grupos são identificados como as principais vítimas desse problema.
Foto : Integrantes do CPVC reunidos com integrantes do Ministério da Igualdade Racial / Foto: Divulgação
Além do encontro no Ministério de Direitos Humanos, o comitê também esteve presente no Ministério da Igualdade Racial para compartilhar pesquisas e produções desenvolvidas. O objetivo foi implementar e fortalecer iniciativas efetivas de prevenção à violência em parceria com o ministério, especialmente na construção do Plano Juventude Negra Viva.
O presidente do CPCV, deputado Renato Roseno, reforçou que a incidência política é um dos principais focos de atuação do comitê e o diálogo com o Ministério da Igualdade Racial é fundamental para contribuir com os trabalhos realizados pela pasta.
Além disso, o comitê também teve atividades no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e no Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde se reuniram com o secretário Nacional de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, e a coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Tamires Sampaio.
A busca por soluções efetivas para a violência, especialmente aquelas voltadas para a juventude, é uma prioridade na agenda nacional. Os encontros realizados em Brasília demonstram a importância do engajamento de diferentes setores da sociedade na luta contra esse grave problema social.
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br