Modelo de gestão e governança da Alece são apresentados a servidores da Assembleia Legislativa de Rondônia

Por Ricardo Garcia

 Comitiva da ALE-RO fará visitas por setores da Alece para conhecer o funcionamento do Parlamento cearese – Foto: Pedro Albuquerque

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta segunda-feira (30/06), uma comitiva de representantes da Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO). Na ocasião, o grupo foi recebido por servidores da Controladoria da Alece, que apresentaram uma visão geral sobre o modelo de governança da Casa, além da estrutura e da atuação do órgão de controle interno do Legislativo cearense.

A visita institucional faz parte de uma programação que se estende até sexta-feira (04/07), em que a comitiva de Rondônia vai conhecer de perto as práticas adotadas pela Alece nas áreas de Governança, Gestão Estratégica, Controle Interno e Responsabilidade Socioambiental.

Controladoria da Alece é responsável por realizar o controle interno da Casa. Foto: Pedro Albuquerque

Segundo o assessor de controle interno da Alece, Édipo Henrique, a visita é uma oportunidade de abrir as portas do Parlamento estadual para a troca de conhecimentos e de experiências com outras Assembleias do País.

“A Assembleia de Rondônia demonstrou interesse em conhecer in loco a nossa expertise nas áreas de governança, controle interno e gestão por processos, incluindo o planejamento estratégico. Dessa forma, durante toda a semana, vamos apresentar o modelo de governança da Alece e da nossa Controladoria”, destacou o assessor.

Ele complementou que momentos como esse são fundamentais para o aprendizado de todos os envolvidos. “Vamos apresentar os nossos processos e as nossas vivências, ao mesmo tempo em que também vamos aprender muito com as experiências deles. Eles fizeram uma visita recente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que é uma Casa de referência em termos de gestão por processos no País, e relataram diversas boas práticas que temos interesse em trocar informações”, assinalou.

REFERÊNCIA EM GESTÃO 

De acordo com Édipo Henrique, desde 2019, o Legislativo cearense vem adotando um modelo de governança que sistematiza práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão, alcançando resultados relevantes.

“É um modelo de governança reconhecido internacionalmente como de boas práticas. O planejamento estratégico 2030 da Alece é fruto da implementação desse modelo, assim como os excelentes resultados a nível de transparência que obtemos também são”, considerou o servidor.

As equipes se encontraram para trocar experiências em visita institucional. Foto: Pedro Albuquerque
 

Para o controlador geral da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Gustavo Silveira, o sistema de controle interno da Alece é muito eficiente, o que atraiu o interesse pela troca de experiências. “Nós viemos buscar essa expertise, porque temos em Rondônia a necessidade de implantar definitivamente, junto ao nosso Tribunal de Contas, um sistema de controle interno de Governança e de Compliance que faça esse anteparo institucional na nossa Assembleia”, apontou.

Ele projetou uma semana de muitos aprendizados com o que o Legislativo cearense tem a passar de conhecimentos. “Vai ser uma semana de troca de informações muito proveitosa para todos nós. Vamos abordar vários temas nesse período, todos relacionados ao controle interno. Vamos ver o que nós temos a contribuir com a Alece”, comentou.

Participaram ainda da visita os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia: Zaine do Nascimento Oliveira, gerente de Gestão e Orçamento Financeiro e Patrimonial; Calil Machado Santana, chefe da Divisão de Aplicação de Normas Técnicas e Contábeis; Evandro da Silva Bento, analista legislativo; e Cynoê Gonçalves Blodow, assistente legislativo.

PROGRAMAÇÃO

01/07 (terça-feira) – 9h – Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CODINS)
Foco: Estrutura e atuação da CODINS; gestão estratégica; gestão de processos e gestão de riscos.

02/07 (quarta-feira) – 9h – Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade (DFOC)
Foco: Estrutura e atuação do DFOC; controles internos em processos de pagamento.

03/07 (quinta-feira) – 10h – Comitê de Responsabilidade Social (CRS)
Foco: Estrutura e atuação do CRS; Selo Alece ESG na Gestão Pública.

04/07 (sexta-feira) – 9h – Memorial Deputado Pontes Neto (Malce)
Foco: Estrutura e atuação do Memorial; visita guiada ao espaço e à exposição dos 190 anos da Alece. 

Edição: Vandecy Dourado

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *