Estudantes de Medicina Veterinária e mascotes convidam público para o Alece Pet

Por Ana Vitória Marques

 Ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (04/02) – Foto: Pedro Albuquerque

Com panfletos, muita informação e duas mascotes que chamaram a atenção de quem passava, estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizaram, na manhã desta quarta-feira (04/02), uma mobilização para divulgar o Alece Pet, evento que acontece neste sábado (07/02), das 8h às 12h, com ações voltadas à saúde e ao bem-estar animal.

A ação aconteceu no estacionamento do edifício sede da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e contou com a participação de representantes da empresa júnior Vetting, do Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (Gaba) e da Faculdade de Veterinária (Favet/Uece), que abordaram servidores, parlamentares e visitantes para reforçar o convite ao evento.

De acordo com a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, essa iniciativa busca sensibilizar as pessoas para a temática, sendo um gesto de amor e cuidado. “Nós recebemos aqui os estudantes da Uece e essas visitas superespeciais, que são a Sandy e a Tecna [cachorras que participaram da ação], para divulgar esse lindo evento que vai acontecer nesse sábado, com feira educativa, vacinação, arrecadação de ração, para juntos promovermos a saúde e o bem-estar animal”.

Tainah Marinho Aldigueri, com Sandy, apontou que o evento também é um gesto de amor e cuidado – Foto: Pedro Albuquerque

Além da primeira-dama, parlamentares também se envolveram no momento e reforçaram o convite para o evento, que vai contar ainda com adoção responsável.

“Você que ama o seu pet, eu convido para vir participar aqui, na Assembleia Legislativa, do Alece Pet. Você ama o seu bichinho? Então pega ele e vem caminhar junto com a gente. É a Assembleia Legislativa trabalhando e encantando o Estado com o amor pelos animais”, chamou a deputada Dra. Silvana (PL). 

O deputado Guilherme Sampaio (PT) reforçou o convite para o público. “Você quer uma dica para passear com o seu pet nesse sábado agora? A gente vai fazer o Alece Pet. Os jardins da Assembleia Legislativa estarão abertos para receber o povo e os seus bichinhos com muita informação e muita diversão para você curtir cada vez mais esse afeto que faz tanto bem para a nossa alma”.

Deputado Guilherme Sampaio reforçou o convite para o evento de sábado – Foto: Pedro Albuquerque

Os deputados Pedro Matos (Avante), Almir Bié (Progressistas) e Tomaz Holanda (Mobiliza) também passaram pela mobilização e destacaram a realização do Alece Pet.

ATIVIDADES

O estudante Paulo Rodrigo, do 4º semestre de Medicina Veterinária e presidente da empresa júnior Vetting, explicou que o Alece Pet foi pensado como uma grande feira educativa e um momento de exercer a solidariedade.

“A gente vai falar sobre bem-estar animal, a importância da castração, da vacinação e da adoção responsável. Também vamos distribuir brindes e promover a feira de adoção e vacinação. É um evento muito importante para a população e para o Legislativo”, afirmou.

Equipe abordou parlamentares, servidores e visitantes – Foto: Pedro Albuquerque

Ele também ressaltou a arrecadação solidária de rações, que será realizada durante o evento.

“Quem puder levar 1 kg de ração ajuda muito. A Vetting vai estar junto com a Favet Solidária arrecadando doações para animais que vivem em situação de abandono no entorno do Campus do Itaperi”, explicou o presidente da empresa júnior Vetting.

ABANDONO ANIMAL

Durante a mobilização externa, duas cadelas cuidadas pelo Gaba ajudaram a sensibilizar o público. Sandy e Tecna, ambas sem raça definida (SRD) e com seis meses de idade, estão à procura de um lar e devem participar do Alece Pet para adoção responsável.

Segundo Paulo Rodrigo, a adoção responsável é um dos temas a serem abordados no Alece Pet, tanto nos estandes quanto no momento da adoção. 

“A adoção responsável é exatamente você ter a condição de cuidar do animal. Então, vai ser feita uma triagem toda antes de fazer a adoção, como é que funciona a sua casa, se você tem criança, se você tem condição financeira de cuidar do animal. E a gente faz toda a orientação para garantir o bem-estar do animal”, disse.

Os nomes curiosos chamaram atenção: Sandy faz referência à esquilo do desenho Bob Esponja, enquanto Tecna foi inspirada na personagem das Winx. A história da Tecna, no entanto, evidencia um problema recorrente.

“A Tecna foi abandonada com cinco irmãos dentro de uma caixa de papelão, ainda com um mês de vida. Ela foi a única que não encontrou um lar até agora. Estar aqui, divulgando o evento, é uma chance de dar visibilidade a essa realidade e buscar novas famílias”, contou a estudante do 5º semestre de Medicina Veterinária e coordenadora do Gaba, Beatriz Ramos.

A estudante e coordenadora do Gaba, Beatriz Ramos, com Tecna – Foto: Pedro Albuquerque

Segundo Beatriz, o trabalho do grupo envolve cuidado diário, vacinação, castração e busca por adoções responsáveis.

“Ações como o Alece Pet são fundamentais para conscientizar sobre o abandono, que, infelizmente, só cresce, e para ajudar cães e gatos a encontrarem um lar. Também divulgamos projetos de apadrinhamento e doações, que fazem toda a diferença”, destacou.

FORTALECIMENTO DE PARCERIAS

Para a professora Isadora Le Campion, da Favet/Uece, o Alece Pet representa uma importante ação de extensão universitária, aliando conhecimento técnico à conscientização da população.

“O Alece Pet é um evento voltado ao bem-estar animal, com adoção de cães e gatos, vacinação, orientações sobre doenças, castração, mitos e verdades e guarda responsável. Quando a Assembleia Legislativa se engaja em ações como essa, o conhecimento sai da universidade e chega à população em uma escala muito maior”, destacou.

Foto: Pedro Albuquerque

Segundo a professora, a iniciativa beneficia tanto a sociedade quanto os estudantes, que participam ativamente da organização e da execução das atividades.

“Essas parcerias ampliam a visibilidade dos alunos, fortalecem a comunicação e permitem que a população tenha acesso a informações e serviços essenciais”, completou.

O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da empresa júnior Vetting. 

DESFILE CARNAVALESCO

E, como parte da programação deste sábado (07/02), os servidores da Alece, além de poderem usufruir de todos os serviços, ainda podem inscrever seus pets para um desfile carnavalesco. É o momento de brilhar!

A inscrição pode ser realizada neste formulário. Mas fica de olho e corre para se inscrever, porque serão apenas 30 vagas a serem preenchidas. Além da inscrição, o tutor/responsável deve realizar a doação de 1 kg de ração, que deve ser entregue no evento.

As rações a serem doadas para a participação no desfile e como forma de solidariedade para os animais cuidados pelo Gaba devem ser das marcas Dog Chow, Golden, Gran Plus, One, Optimum ou Tratto. Não será permitida a entrega de ração a granel.

Serviço  – Alece Pet 
Quando: Sábado (07/02)
Horário: das 8h às 12h 
Local: Jardim da Alece – Avenida Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torres 

Edição: Samaisa dos Anjos

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *