Alece encerra feira de aprendizagem profissional com entrega de premiações e atividades culturais
Por Guilherme de Andrade/Com assessoria

– Foto: José Leomar
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã desta quinta-feira (11/12), o segundo e último dia da III Feira Cearense de Aprendizagem Profissional, promovida pelo programa Alcance. A iniciativa da Alece é voltada à preparação de estudantes para vestibulares, qualificação profissional e desenvolvimento socioemocional. O evento aconteceu das 8h às 12h30, no hall da Casa.
A programação do segundo dia incluiu a presença de estandes de informação, realização de quiz e premiação para as equipes vencedoras das gincanas. Entre os destaques, a presença de uma banda de forró pé de serra, show cultural com apresentação de Diana Franco, além do esperado quiz de aprendizagem profissional, que avaliou o conhecimento dos participantes através de dez questões de múltipla escolha sobre direitos, empregabilidade e mercado de trabalho.
.jpg)
Foto: José Leomar
As três equipes premiadas foram: ISBET (1º lugar), Pequeno Nazareno (2º lugar) e IEP (3º lugar). A gincana buscou valorizar o desempenho, a dedicação e o espírito colaborativo dos jovens participantes.
Coordenadora-geral do programa Alcance, a deputada estadual Jô Farias (PT) celebrou a abertura de 500 vagas de estágio para jovens, ação essa que visa fortalecer ainda mais a política de inserção profissional no Estado. Também agradeceu o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Romeu Aldigueri (PSB), e dos parceiros.
Falando em nome das entidades formadoras, a coordenadora do ISBET, Emanuelle Marjuria, valorizou o trabalho realizado ao longo da programação da feira. “É inspirador ver tantos jovens motivados. A aprendizagem transforma vidas, e estar aqui mais uma vez reforça nosso compromisso com eles”, pontuou.
PRIMEIRO DIA DA FEIRA
O primeiro dia da 3ª Feira Cearense de Aprendizagem Profissional teve abertura marcada pela entrega de um abaixo-assinado ao presidente Romeu Aldigueri (PSB) e à deputada Jô Farias, que solicita a regulamentação do Programa Estadual de Aprendizagem Profissional no âmbito do poder público cearense. O pedido foi realizado pelos próprios jovens participantes.
Também contou com gincanas, cursos de qualificação, apresentações culturais e estandes que ofereceram brincadeiras educativas, atividades práticas, oficinas e orientações sobre carreira e legislação trabalhista. Ao término dos dois dias, a feira encerrou a sua edição com a participação de 2.100 jovens.
Edição: Clara Guimarães
Fonte: Assembleia legislativa do Ceara




