Alece entrega título de Cidadão Cearense a Elis Tridler Örbeg e reconhece serviços prestados ao Estado

Por Pedro Emmanuel Goes

 Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio – Foto: Érika Fonseca / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) entregou, na tarde desta quinta-feira (23/10), em sessão solene no Plenário 13 de Maio, o Título de Cidadão Cearense ao almirante de esquadra da Marinha Elis Treidler Öberg. A entrega, solicitada pelo deputado João Jaime (Progressistas), ocorreu em conformidade com a Lei n.° 19.097/24, e se deve aos relevantes serviços prestados por Elis Öberg à sociedade cearense. 

Elis Treidler Orbeg nasceu em abril de 1953, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Em 1996, casou-se com Lidia Noemi de Abreu, cearense, natural de Fortaleza e sobrinha do professor e doutor Francisco José de Abreu Matos, um dos fundadores da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

O deputado João Jaime (Progressistas) afirmou que esse laço matrimonial gerou uma conexão permanente do novo cidadão com a sociedade cearense, levando-o a fixar residência em Fortaleza tão logo encerrou a missão que realizava em Genebra em 2018. Desde então, Elis Öberg tem prestado serviços de consultoria em temas marítimos a diversas entidades da comunidade marítima cearense, inclusive como membro suplente na Câmara Setorial de Economia Azul, onde representa a Sociedade dos Amigos da Marinha – seccional Ceará. 

Para João Jaime, além de exaltar as virtudes que marcaram a trajetória de Öberg, “a homenagem serve como gesto de gratidão e tributo ao almirante, que faz da honra, dever e amor pelo Brasil os pilares de sua vida pública”. “O Ceará o saúda com respeito e orgulho, reconhecendo nele o amigo leal e incansável defensor das melhores causas da Marinha e da nação brasileira”, disse. 

Em discurso, Elis Treidler Öberg agradeceu a todos que cruzaram o caminho dele e colaboraram para a boa recepção em terras cearenses. Ele mencionou, ainda, o bom momento que o Ceará vive em relação às atividades marítimas. 

“É um estado de referência em assuntos do mar, com um litoral bem posicionado no maior cruzamento de rotas do Atlântico Sul, tendo excelentes bases e estruturas de transporte marítimo, e se destacando, também, por sua atividade pesqueira e ponto estratégico para produção de energia do mar, através das eólicas offshore”, ressaltou.

Para ele, o Título de Cidadão Cearense não é apenas uma honraria, mas um dever que se impõe junto à sociedade cearense. “Devo lealdade, trabalho e comprometimento à sociedade que me outorgou esta homenagem, e espero estar à altura para continuar contribuindo com o setor”, agradeceu. 

LANÇAMENTO

Após a homenagem, aconteceu o lançamento do livro “Amar o Mar – 50 anos da Sociedade dos Amigos da Marinha do Ceará (Soamar)”, obra organizada por Jandiro Dias de Oliveira Junior, bacharel em Ciências Náuticas pela Escola de Oficiais da Marinha Mercante e presidente da agremiação. 

Lançada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), o livro “Amar o Mar” consiste em uma compilação histórica, fazendo menção desde a gestão do primeiro presidente até a administração do atual, mostrando registros históricos ocorridos ao largo de 50 anos, em uma retrospectiva que vem desde a criação da entidade até os dias atuais.

Conforme o diretor executivo do Inesp, professor João Milton da Cunha, a publicação, além de uma homenagem aos 50 anos da Soamar, “é mais uma obra do diversificado catálogo de publicações do ‘Edições Inesp Digital’, que, direta ou indiretamente, colaboram para apresentar respostas às questões que afetam a vida do cidadão cearense”. Assim como as demais publicações da editora, Amar o Mar está disponível em formato digital com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Além do organizador, Jandiro Dias, foram homenageados com certificados os diversos autores que participaram da publicação com artigos: o membro do Conselho Deliberativo da Soamar-CE, Wilton de Medeiros Daher; o vice-almirante Alexander Reis Leite; o capitão de Mar-e-Guerra Anderson Pessoa Valença; os professores José Henrique de Almeida Braga, Fábio Perdigão Vasconcelos e Luiz Parente Maia; o ex-deputado estadual Francisco José Caminha, entre outros.

Da mesa da homenagem, participaram ainda os oficiais Marcos Sampaio, almirante de esquadra e comandante da Marinha do Brasil; o general de Divisão e comandante da 10ª Região Militar, Ivon Barreto Leão; o vice-almirante e chefe de Gabinete do Comandante da Marinha do Brasil, André Morais; o vice-almirante Jorge José de Moraes Rulff; e o chefe da Unidade Militar de Ajudância de Ordens, Cerimonial e Protocolo da Casa Militar, tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Alan César Menezes.

Confira a íntegra da sessão solene:

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

2 comentários sobre “Alece entrega título de Cidadão Cearense a Elis Tridler Örbeg e reconhece serviços prestados ao Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *