Alece ilumina fachada do Plenário 13 de Maio em alusão à campanha Janeiro Branco

Por Amanda Andrade*, com Assessoria

 A fachada do Plenário 13 de Maio ficará iluminada durante todo o mês de janeiro – Foto: Marcos Moura

O Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ficará iluminado durante todo este mês em alusão à campanha Janeiro Branco, que tem como foco a conscientização sobre a importância da saúde mental e do cuidado emocional. A iniciativa integra as ações institucionais da Casa voltadas à promoção do bem-estar.

Além do Plenário, os demais prédios da Alece também receberão a iluminação da campanha, reforçando o compromisso do Parlamento cearense com o tema e ampliando o alcance da mensagem junto à população.

Instituída no Ceará por meio da Lei n.º 8.914/24, oriunda do projeto de lei n.º 09/24, de autoria da ex-deputada e atual vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), a campanha Janeiro Branco utiliza o simbolismo do início do ano para estimular reflexões sobre emoções, relações e qualidade de vida. A proposta também incentiva a busca por ajuda profissional e o fortalecimento de uma cultura de cuidado com a saúde mental.

Foto: Divulgação/Alece

CAMPANHA JANEIRO BRANCO NA ALECE

Além da iluminação da fachada, a Alece promove, ao longo do mês, uma série de ações educativas e de acolhimento por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS). As atividades são desenvolvidas pela Célula de Psicologia, em parceria com a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, e são voltadas a parlamentares, servidores e à comunidade do entorno.

Durante o mês de janeiro, o DSAS oferta psicoterapia clínica para crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de psicoterapia coletiva, com iniciativas como grupo de orientação aos pais, grupo de usuários com fibromialgia e grupo de pacientes oncológicos. Também está disponível o plantão psicológico, com atendimento breve e focal, ampliando o acesso ao cuidado emocional.

A assessora especial de Gestão de Saúde e Assistência Social, Ana Alice Falcão, destaca que a campanha está alinhada às diretrizes da Alece no campo da promoção da saúde. ⁠“A Alece tem buscado fortalecer uma cultura de cuidado contínuo, que reconhece a saúde mental como parte essencial para o bem-estar das pessoas. O Janeiro Branco é uma oportunidade de ampliar o diálogo, incentivar o autocuidado e reforçar o acolhimento, entendendo que essas atitudes fazem a diferença na vida de toda a sociedade”, afirma.

De acordo com o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, as ações reforçam a importância do cuidado emocional, especialmente neste período de início de ano. ⁠“O DSAS dispõe de uma estrutura de acolhimento sistêmico, que oferece suporte humanizado ao servidor e à comunidade, promovendo o bem-estar integral. Os serviços buscam não apenas tratar, mas também prevenir o adoecimento físico e mental, por meio do cuidado especializado”, destaca.

A programação da campanha Janeiro Branco na Alece inclui ainda depoimentos de especialistas, que serão veiculados nos meios de comunicação da Casa, com orientações práticas para lidar com questões emocionais e organizar metas para o ano de 2026.

Foto: Marcos Moura

APOIO PSICOLÓGICO

Ao longo de todo o ano, a Alece desenvolve ações permanentes de promoção da saúde mental e oferece apoio psicológico a servidores, dependentes, comunidade do entorno e à população em geral, por meio das células de Psicologia do DSAS e de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social.

A orientadora da Célula de Psicologia do DSAS, Conceição Guerra, ressalta que o mês de janeiro convida à reflexão sobre os cuidados com a saúde mental. ⁠“Procurar ajuda psicológica não é apenas um ato de amor consigo mesmo, mas também com o coletivo, porque, para construirmos um ambiente de trabalho mais saudável, todos nós precisamos fazer a nossa parte”, pontua.

Já a psicóloga da Célula de Saúde Mental do CRS, Isabel Teixeira, explica que a expressão “Janeiro Branco” remete a um portal simbólico de recomeço. “É o momento em que nos despedimos do ano vivido e abrimos espaço para a chegada de novos meses, com a possibilidade de serem escritos da melhor forma possível. Um período propício para planejar, recomeçar, resgatar projetos e comprometer-se com uma vida que valorize a saúde física e mental”, conclui.

*Estagiária sob a supervisão do editor Vandecy Dourado

Edição: Vandecy Dourado/Salomão de Castro

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *