Alece leva informação sobre prevenção ao câncer de mama a moradores do entorno do Legislativo

Por Luciana Meneses

 Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri reforça ação na comunidade de prevenção ao câncer de mama – Foto: Pedro Albuquerque

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na manhã desta quarta-feira (29/10), a ação Comunidade Rosa, na Comunidade João XXIII, área do entorno da sede do Parlamento cearense, em Fortaleza. A iniciativa levou aos moradores informação sobre prevenção ao câncer de mama, orientação sobre higiene bucal e ainda atendimento jurídico com advogados.

A ação faz parte da programação especial do Outubro Rosa na Alece, coordenada pela Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, em parceria com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) e o Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos (CPRC).

Presente no evento, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, explicou que o objetivo da ação é levar informação para as mulheres da comunidade. “Muitas mulheres nunca realizaram uma mamografia, e aqui na comunidade não é diferente. Se antes esse exame era indicado para mulheres com mais de 50 anos, agora a recomendação é a partir dos 40. Isso aumenta a nossa responsabilidade de captar essas mulheres para que realizem a mamografia”, alertou.

A primeira-dama fez um balanço das atividades no Outubro Rosa. “A gente teve muitas atividades, muitas ações com os nossos servidores, com a comunidade externa, para falar sobre a importância da realização dos exames, que é a prevenção e o diagnóstico precoce, aumentando e muito a chance de cura do câncer de mama”, declarou.

Durante a atividade, foram oferecidas orientações sobre higiene bucal – Foto: Pedro Albuquerque

Durante a ação, as mulheres assistiram a uma palestra ministrada pela enfermeira da Célula de Enfermagem do DSAS, Fernanda Gonçalves, sobre a prevenção do câncer de mama e como realizar o autoexame. “Nosso papel aqui é informar, com uma linguagem clara, como essas mulheres devem proceder uma vez que identificaram alguma anormalidade no autoexame, mas também reforçar a necessidade da mamografia anual. No caso do Departamento de Saúde, contamos com o doutor Porto, mastologista, que está disponível para consulta, exames e todo o acompanhamento daquela mulher que recebe um diagnóstico. Nosso papel aqui é conscientizar, pois só assim salvaremos vidas”, informou. 

Representando a Célula de Odontologia do DSAS, a orientadora Amélia Capelo realizou uma dinâmica sobre higiene bucal voltada para crianças da comunidade. “Normalmente, nos deparamos com crianças que não vão ao dentista, e a gente tem a oportunidade de fazer esse convite de ingressarem na célula para o atendimento, para fazer a limpeza, orientar a escovação, aplicar o flúor e, se necessário, tratamentos curativos. Desde bebê até os 12 anos, as crianças têm orientações específicas, como o uso da pasta, a presença do flúor nessa escovação, não engolir a pasta, o consumo pouco, para ela não deglutir”, exemplificou. 

Alícia Teixeira assiste atentamente a orientações sobre o autoexame de mama – Foto: Pedro Albuquerque

Moradora da Comunidade do João XXIII, Alícia Teixeira assistiu à palestra e aprendeu a realizar seu autoexame. “Ainda não tenho idade para realizar a mamografia, mas posso falar sobre o que aprendi aqui com outras mulheres e realizar meu autoexame, buscando ajuda caso perceba algo estranho”, afirmou. 

Durante a realização da ação, houve ainda atendimento jurídico disponibilizado com as advogadas Sarah Arruda e Victoria Pinheiro, do Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos.

Estiveram presentes ainda o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce), Luis Edson, e a articuladora da Célula de Fomento à Cidadania, Daniele Pimentel.

No turno da tarde, as atividades continuam no município de Caucaia, a partir das 15h, na Associação do Ratinho – Amigos em Ação, e incluem palestra sobre prevenção ao câncer de mama e atendimento jurídico gratuito para a comunidade.

SERVIÇO
Ação Comunidade de Caucaia – Outubro Rosa
Data: Quarta-feira, 29 de outubro
Horário: 15 horas
Local: Associação do Ratinho – Amigos em Ação (Rua Araquém, 672, Parque Potira, Caucaia)

Edição: Vandecy Dourado

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *