Alece suspende sessão plenária pela morte do ex-deputado Amadeu Arrais

Por Gleydson Silva

 – Foto: Junior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) levantou a sessão plenária desta terça-feira (09/12) e prestou minuto de silêncio em homenagem póstuma ex-deputado estadual Amadeu Arrais, que morreu aos 101 anos, no último domingo (07/12). Ele era o último deputado cearense cassado pela Ditadura Militar ainda vivo. O ato atende a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT).

Amadeu de Araújo Arrais nasceu em 3 de dezembro de 1924, no distrito de Quixariú, no município cearense de Campos Sales. Sua vida foi dedicada ao serviço público, antes mesmo de se tornar deputado. 

O ex-deputado bacharelou-se em Filosofia, Ciências e Letras, com curso de Especialização em Línguas Neolatinas pela Faculdade Católica de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1953, tendo defendido tese sobre liberdade no contrato de trabalho.

Exerceu funções no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na Delegacia do Trabalho e foi membro do Conselho Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Amadeu Arrais foi eleito deputado estadual para as legislaturas de 1963 e 1983 pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Em 10 de abril de 1964, após a instalação do regime autoritário no Brasil, o então deputado teve seu mandato cassado sob a alegação de quebra de decoro parlamentar. Com o mandato cassado, Arrais se dedicou ao magistério, com o intuito de continuar sua contribuição à sociedade de outra forma. Com o fim do regime militar, Amadeu Arrais retomou sua carreira política. Em 1985, ele voltou à Alece, assumindo uma vaga como suplente.

Em dezembro do ano passado, Amadeu de Araújo Arrais foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com a entrega da Medalha de Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio. Na ocasião, também foram celebrados os 100 anos de nascimento do ex-deputado.

Edição: Lusiana Freire

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *