Assembleia celebra nesta segunda-feira os 59 anos da Escola Hermínio Barroso
Foto: Reprodução
Texto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebra nesta segunda-feira (24/04), às 14h, no Plenário 13 de Maio, os 59 anos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Hermínio Barroso. A sessão solene atende a requerimento da deputada Jô Farias (PT).
De acordo com a parlamentar, a escola foi criada em 1964 no novo plano nacional de educação do Governo João Goulart como um dos anexos dos colégios Liceu do Ceará e Justiniano de Serpa. “A escola foi construída com o objetivo de preparar os alunos para a academia da Polícia Militar”, informa.
A deputada relembra que o colégio iniciou as aulas em 20 de abril de 1964 na direção do então professor interino João Nogueira por 20 dias. Quatro anos depois, em 1968, a parlamentar disse que a instituição foi nomeada como Colégio Estadual Professor Hermínio Barroso em homenagem ao ex-professor do Liceu do Ceará e seu pai, Parsifal Barroso.
“Em 1975, com a transferência do professor Claro Lopes (In Memoriam) para exercer função na secretaria de educação do Estado, assumiu a direção da escola o professor Antônio Valmir da Silva (In Memórian), que permaneceu no cargo até 1993, quando foi nomeado para substituí-lo a professora Maria da Conceição Uchoa permanecendo no cargo até 1999”, relata.
Jô Farias ressalta ainda que em 2018 a Escola de Ensino Fundamental e Médio Hermínio Barroso passou a funcionar em tempo integral. “O regime foi instituído nas turmas do primeiro ano do ensino médio e, posteriormente, foi implementado de forma gradual nas demais turmas, de modo que, até 2019 todas as classes estavam no sistema de educação integral”, pontua.
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br