Cabeceira destaca livro sobre a poetisa Sor Juana Inés de la Cruz

Foto: Reprodução

Texto: Divulgação

O programa Cabeceira, da TV Assembleia (canal 31.1), destaca, nesta terça-feira (23/05), entrevista com a professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a cearense doutora Leila Tabosa. A escritora aborda o livro de sua autoria “Soror Juana Poeta Cult”, que homenageia a poetisa da escola barroca Sor Juana Inés de la Cruz. 

A obra, lançada no início deste mês, trata da musa mexicana do século XVII, considerada a primeira feminista da América, que este ano completaria 375 anos de existência. A artista escreveu poesia, prosa, teatro e ainda era dramaturga, filósofa e freira nova-espanhola. Sor Juana chegou ainda a fazer arquitetura ao projetar um arco triunfal e experimentar formas de escrita. 

O trabalho de Soror Juana é conhecido por várias características, como a elevada retórica, virtuosismo linguístico, o gosto pela contradição e pelo exagero. A escritora compôs ainda poemas, comédias teatrais e defendeu o direito da mulher à educação.

A obra é um resultado de 20 anos de pesquisa de Leila Tabosa, que foi iniciada no estudo da literatura barroca e em Soror Juana pelas mãos do poeta e professor Francisco Ivan tanto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como na Universidade Autônoma de México (UNAN), onde fez o doutorado. 

Soror Juana nasceu em 1651, em San Miguel Nepantla, a atual Tepetlixpa, próxima à Cidade do México. Ela aprendeu a ler e escrever em latim com 03 anos. Aos 05, dominava os princípios da matemática e aos 08 compôs um poema sobre eucaristia, já que professava a fé católica. 

Mais tarde, aos 13 anos, estudou lógica grega e ensinou latim para as demais crianças. Ela também aprendeu a falar o idioma asteca náuatle, tendo inclusive escrito alguns poemas. Em 1664, aos 16 anos, Juana foi morar na Cidade do México, onde continuou seus estudos de maneira autônoma. Soror Juana é conhecida como a “Fênix da América”. 

Apresentado e produzido por Rosanni Guerra, com imagens de Salomão Costa e Clodoaldo Pinheiro e editado por Samuel Frota, o programa Cabeceira é exibido às terças-feiras, às 19h, na TV Assembleia e também no YouTube e no Facebook da Assembleia Legislativa.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *