Caravana VaiVem entrega cerca de 500 cartões em três dias de atendimento na RMF

Texto e fotos: Ascom SET

A caravana do programa VaiVem Trabalhador prossegue sua jornada pelos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, nesta terça (29) e quarta-feira (30), reforçando o compromisso do Governo do Ceará em facilitar o acesso ao transporte para trabalhadores em busca de recolocação profissional.

A ação, que teve início em Aquiraz na última segunda-feira (28), chegou a São Luís do Curu nessa terça-feira (29), e, devido à grande procura pelo benefício, se estende durante a manhã desta quarta-feira, 30.

Ao todo, 493 cartões foram entregues pela caravana até o momento; a previsão é que novas datas sejam em breve acrescentadas à agenda oficial do Programa para levar o atendimento aos demais municípios da RMF.

Em São Luís do Curu, a caravana também contou com a participação do secretário do Trabalho, Vladyson Viana e do presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, Raimundo Angelo, que juntos com o prefeito Tiago Abreu e demais autoridades locais, acolheram os trabalhadores ressaltando a importância da inciativa como mais uma estratégia do Governo do Estado para impulsionar a empregabilidade no Ceará.

“Tenho muito orgulho das parcerias com o governo do estado. Isso aqui é um grande benefício para São Luís do Curu, nós temos mão de obra qualificada, o nosso povo é um povo trabalhador, só precisa de oportunidades e de emprego. A Secretaria do Trabalho nos atendeu na hora que nós precisamos e a nossa parceria não acaba nesse evento, vamos seguir incentivando a população através desses programas valorosos”, reforça o prefeito Tiago Abreu.

Para o secretário Vladyson Viana, o Programa VaiVem Trabalhador representa um passo fundamental na garantia de que a falta de recursos para o transporte não seja um obstáculo para quem busca uma oportunidade de trabalho. “Muitas vezes o trabalhador que está desempregado não consegue sequer ir numa entrevista, sequer consegue ir numa unidade do IDT pegar uma carta de encaminhamento porque não tem o dinheiro da passagem para se deslocar. Foi com esse olhar que o governador Elmano de Freitas idealizou a implantação do VaiVem. Esse cartão significa uma economia significativa no orçamento familiar e isso faz muita diferença para cada trabalhador e cada trabalhadora. É dessa forma que a gente quer estar junto com cada um dos cearenses que precisam de apoio para garantir a sua autonomia financeira”, ressalta.

Passagem gratuita e encaminhamento para vaga

Além da emissão do cartão VaiVem com entrega imediata, a Caravana também oferece atendimento para o seguro-desemprego, cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, de acordo com as ofertas disponibilizadas pela rede do IDT/Sine. Dessa forma, quem participa da ação, além da gratuidade de deslocamento em transportes públicos na RMF, conquistada através do cartão, também pode garantir a sua carta de encaminhamento para as seleções vigentes, assim como Jorge Luis, motorista, que há dois meses estava em busca de um emprego.

“Eu estava desempregado há dois meses, vim aqui hoje e além do cartão eu já consegui também uma carta de encaminhamento. O cartão já vai me ajudar a ir fazer a entrevista e ajudar também bastante a minha família”, ressalta.

Abrindo portas para o emprego

O presidente do IDT/Sine, Raimundo Angelo, avalia que ao fornecer esse apoio logístico, o governo não apenas alivia um fardo financeiro, mas também abre portas para que os desempregados possam se deslocar com mais facilidade para entrevistas, cursos e novas vagas. “Trabalhamos permanentemente para ampliar as oportunidades para os trabalhadores cearenses. De 2022 para cá, cerca de 126 mil trabalhadores ingressaram no mercado do trabalho em empregos formais, com carteira assinada, isso é uma conquista muito importante para o povo cearense e nós do IDT, juntos com a Secretaria do Trabalho temos feito um esforço muito grande para garantir a empregabilidade do nosso povo”.

“É uma oportunidade muito grande para quem está desempregado”, é assim que Monalice Carneiro avalia o cartão VaiVem. Autônoma, ela almeja ingressar no mercado formal e acrescenta que está feliz com a ação. “Estou muito feliz por hoje estar aqui participando dessa grande ação que a prefeitura juntamente com o Governo do Estado trouxe para o nosso município. É uma oportunidade muito grande para quem está desempregado, poder estar aqui fazendo o seu cartãozinho, se cadastrando no IDT/Sine, e quem sabe, já sair com uma carta encaminhado. Então, eu tenho muito o que agradecer por essa oportunidade”.

Onde obter o cartão

Para solicitar o benefício, é necessário ter 18 anos ou mais, estar desempregado e morar na Região Metropolitana de Fortaleza. Além do atendimento itinerante realizado por meio da Caravana nos municípios da RMF, os interessados também podem solicitar o cartão nas Unidades de Atendimento do IDT/Sine em Fortaleza, Maracanaú, Pecém, Horizonte e Eusébio. É preciso apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho (físicos ou digitais).

Fonte: Governo do estado do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *