Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece participa de roda de conversa na ESA/CE

Por Ricardo Garcia/com Assessoria

 Mediadora extrajudicial do Cemgec, Eliana Moreira, acompanhada da professora do ESA/CE, Margareth Castelo Branco, e de alunos da Escola – Foto: Divulgação

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participou, a convite Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA/CE), de roda de conversa na instituição.

Realizado no último sábado (03/02), o evento objetivou apresentar as atividades do Cemgec para alunos do MBA em Mediação, Conciliação e Outros Meios Adequados de Solução de Conflitos, promovido pela ESA/CE.

Segundo a mediadora do Cemgec, Eliana Moreira, o momento serviu para compartilhar experiências e trocar conhecimentos com os estudantes.

“Nós pudemos apresentar o trabalho desenvolvido pelo Cemgec, na construção das experiências de mediação, abordando os desafios e as possibilidades dessas vivências”, relatou.

Ainda de acordo com a mediadora, foi uma roda de conversa livre, em que foram discutidas as transformações por meio das práticas restaurativas, adentrando nos benefícios da mediação..

ATIVIDADES

O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) é um órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que tem como objetivo a promoção de solução consensual de conflitos, buscando incentivar e fortalecer a cultura de paz.

O órgão nasceu de um projeto que incentiva a gestão de conflitos, através da mediação e dos círculos restaurativos, com o emprego de ferramentas colaborativas que buscam a solução mais adequada. A missão é desenvolver o tratamento adequado de conflitos, como meio eficaz e inovador que encoraja a sociedade a ser protagonista em suas decisões.

Idealizado pela primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, e inaugurado na gestão do presidente da Casa Legislativa, Evandro Leitão (PDT), em 2021, o Cemgec tem como áreas de atuação os conflitos de família, vizinhança, condomínio e imobiliário. O centro possui convênios com a vice-governadoria do Estado, Instituto Brasileiro de Direito de Família – Secção Ceará, Defensoria Pública do Estado do Ceará, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública, entre outros parceiros.

Edição: Adriana Thomasi

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *