Comissões de Agropecuária e de Viação, Transporte e de Desenvolvimento Urbano realizam reuniões
Por Guilherme de Andrade

Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano – Foto: Dário Gabriel
As comissões de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano (CVTDU) e de Agropecuária (CA), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizaram, na tarde desta terça-feira (09/12), suas respectivas reuniões ordinárias.
COMISSÃO DE VIAÇÃO, TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO
Na Comissão Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano foi aprovado apenas o projeto de indicação de N.º 279/2025, de Marcos Sobreira (PSB). Ele dispõe sobre a estadualização da estrada que liga o distrito de Santa Fé, no Crato, ao município de Nova Olinda.
A deputada Larissa Gaspar (PT) teve um requerimento aprovado pelos deputados, que requer a realização de audiência pública para debater a implantação da Tarifa Zero no transporte coletivo do Estado do Ceará e seus impactos socioeconômicos e ambientais.
Guilherme Bismarck (PSB) também teve o seu requerimento aprovado. O dele requer o envio de ofícios ao DETRAN Ceará, DNIT Ceará, ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON/MPCE); à Policia Rodoviária Federal; à Polícia Rodoviária Estadual, ao Ministério Público do Trabalho, e ao Procon, informando relatos que tem recebido sobre “problemas na prestação de serviços de transporte intermunicipal pela Empresa São Benedito a municípios do Litoral Leste, causando transtornos e prejuízos á população”.
COMISSÃO DE AGROPECUÁRIA
Nesta comissão, dois projetos de lei foram aprovados. Um deles foi de Missias Dias (PT), de N.º 350/2025, que institui a Semana Estadual de Luta pela Reforma Agrária e de Promoção da Cultura da Paz e Resolução de Conflitos no Estado do Ceará. O outro, de autoria do deputado Alysson Aguiar (PCdoB), de N.º 1048/2025, reconhece o município de Ibiapina, no Estado do Ceará, como polo estadual de produção de abacate.
Participaram das comissões os deputados Missias Dias (PT), Simão Pedro (PSD), Queiroz Filho (PDT), Salmito (PSB), Agenor Neto (MDB), Leonardo Pinheiro (Progressistas), Antônio Granja (PSB), Nizo Costa (PT), Guilherme Bismarck (PSB) e Antônio Henrique (PDT).
Edição: Clara Guimarães
Fonte: Assembleia legislativa do Ceara




