Dia do Empreendedor é celebrado na Assembleia nesta terça-feira

Por Wanessa Tavares

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza nesta terça-feira (19/12), às 19h, a sessão solene em homenagem ao Dia do Empreendedor, que é celebrado no dia cinco de outubro. A solenidade, que atende a solicitação do deputado Lucinildo Frota (PMN), subscrita pelos deputados Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Almir Bier (Progressistas), vai acontecer no Plenário 13 de Maio.

Segundo Leonardo Pinheiro, a data é uma celebração à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999. “No Brasil, principalmente por conta de sucessivas crises econômicas que surgiram, com mais relevância a decorrente da pandemia do Coronavírus, o empreender se tornou uma alternativa quase que imediata ao desemprego”, afirma o parlamentar.

Para ele, “a missão de um empreendedor não é nada fácil e antes de pensar nos frutos do próprio empreendimento ele precisa mensurar muito bem os desafios que virão: concorrência, divulgação, precificação, estudo de mercado, fornecedores, equipamentos, funcionários e tantos outros”, pontua.

Ao citar a importância do segmento para a economia, Leonardo Pinheiro destaca reportagem publicada no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dando conta de que os pequenos negócios respondem por mais de ¼ do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País representam aproximadamente 27% do PIB, e este resultado, incrivelmente, vem crescendo nos últimos anos”, ressalta. 

“Em termos práticos, nossa economia é quase que sustentada por esses microempresários, por empreendedores que, corajosamente, decidiram enfrentar o desafio e seguir adiante, independentemente dos motivos que o levaram a empreender”, enfatiza o deputado.

Edição: Clara Guimarães

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *