Famílias atendidas pelo Ciadi participam da 29° corrida da Unifor
Por Giovanna Munhoz

Crianças e Adolescentes acompanhadas pelo Ciadi participam da 29ª edição da Corrida da Unifor – Foto: Bia Medeiros
Crianças e Adolescentes acompanhadas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) participaram, no domingo (10/12), da 29ª edição da Corrida da Universidade de Fortaleza (Unifor),
Neste ano, o evento contou com provas específicas para a categoria Pessoas com Deficiência (PCD), abrangendo participantes com deficiência visual, auditiva, intelectual, motora e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia 21 (Síndrome de Down).
Para Bráulio Teixeira, orientador de célula do Ciadi, a iniciativa busca promover a interação social, além de cuidar das crianças e das famílias, mostrando que é possível sair de casa e ter acesso à cultura, esportes, lazer e demais atividades. “É um momento de troca de experiências e acolhimento. As famílias de pessoas com deficiência devem ocupar os espaços sociais. Sempre buscamos por atividades fora do campo terapêutico que reforcem a convivência, a troca, interação e bem-estar”, assinalou.
%20-%20Foto%20Bia%20Medeiros%20(2).jpg)
Foto: Bia Medeiros
A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, frisou a importância de levar mais saúde e interação para as pessoas com deficiência, reiterando a necessidade da troca de experiências e relevância da ocupação dos espaços sociais que é de todos.
O coordenador da corrida da Unifor, Vicente Cristino, salientou que o evento foi aberto para todos, visando a promoção da saúde, bem-estar e convivência em sociedade.
Para Liduína Félix, mãe atendida pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil da Alece, eventos de inclusão são sempre importantes já que promovem a convivência aberta em sociedade. “Como mãe atípica, sempre me preocupo com empecilhos, mas com esses eventos abertos nossos filhos ficam mais livres. Agradeço Ciadi que têm realizado um trabalho muito importante com as famílias e crianças”, apontou.
ATENDIMENTO
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) foi criado em 2021, voltado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Síndrome de Down, oferecendo assistência especializada e atuando com equipe multiprofissional. O equipamento funciona no anexo III da Assembleia Legislativa do Ceará.
Edição: Adriana Thomasi
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br