Luisa Cela ressalta fortalecimento da cultura cearense no Conexão Alece

Por Giovanna Munhoz

 – Foto: Bia Medeiros

O Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7 MHz), conversou, nesta segunda-feira (17/11), com a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela. Durante a entrevista, a gestora ressaltou políticas e programas de fortalecimento do cenário cultural cearense, além da relevância da descentralização e democratização da cultura.

A secretária destacou a relação próxima da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) com os municípios cearenses. “O Ceará investe cerca de R$ 30 milhões por ano no cofinanciamento dos Sistemas Municipais de Cultura. Assim como as políticas de saúde e educação possuem esse cofinanciamento, é justo que a cultura também tenha”, explicou. Esse apoio ocorre por meio das transferências do Fundo Estadual da Cultura (FEC) para os Fundos Municipais de Cultura, dentro do Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura.

Segundo Luisa Cela, a política cultural cearense avançou nos últimos anos com a descentralização das ações e fortalecimento de estruturas municipais, ampliando redes e consolidando equipamentos culturais no Interior. “Durante a gestão do ex-governador Camilo Santana, muitos equipamentos foram inaugurados e os espaços culturais estratégicos revitalizados. Atualmente, o Governo do Estado permanece fomentando a cultura com revitalizações e demais ações de fortalecimento, cumprindo as promessas, cuidando da cultura e avançando o Ceará”, disse.

A gestora da pasta assinalou o fortalecimento do audiovisual no Estado, com a criação da Empresa Pública de Cinema que, segundo ela, será apreciada em projeto de lei do Governo do Estado, que deverá chegar à Casa até o final do ano. “Será uma conquista histórica para o fortalecimento do audiovisual que tem se destacado no mundo, incluindo cinema, publicidade, televisão, conteúdos de internet e demais”, frisou.

A plataforma de streaming Siará +, iniciativa gratuita do Governo do Ceará, por meio da Secult, também foi destacada pela secretária Luisa Cela. “Essa plataforma divulga produções audiovisuais cearenses. É uma forma de entretenimento que fortalece as nossas produções”, afirmou.

A gestora da pasta lembrou ainda que os investimentos em fomento cultural foram triplicados com apoio do Governo Federal, contemplando diversas cadeias artísticas entre elas, dança, cinema, música, festivais e demais programas de incentivo.

Durante a entrevista, a secretária também mencionou os desafios estruturais da cultura no País. Para ela, fortalecer a democracia passa necessariamente por garantir o direito de acesso à cultura. “A cultura promove desenvolvimento. É preciso um olhar diferenciado para as cidades, muitas delas com forte potencial turístico e cultural que movimenta a economia”, pontuou. 

Para Luisa Cela, fortalecer a cultura do Estado é garantir acesso democrático, circulação econômica, geração de emprego e mais. “A cultura não deve ser vista apenas como entretenimento, mas como informação, cidadania e desenvolvimento social”, apontou.

Luisa Cela é cearense, formada em Psicologia, com mestrado em Saúde da Família, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Entre os anos de 2019 a 2022, exerceu o cargo de Secretária Executiva da Cultura no Governo do Estado do Ceará, assumindo, ao longo desse período, a coordenação da Lei Aldir Blanc no Estado.

Também é secretária-geral do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e suplente da Câmara Temática de Cultura do Consórcio Nordeste. Atualmente é secretária da Cultura do Estado do Ceará (Secult-Ceará).

Você pode acompanhar a entrevista completa com a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, no vídeo abaixo, da transmissão no YouTube, ou ainda pelo Alece Play:

SERVIÇO

Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play, plataforma de vídeo disponível para download no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV. 

O programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV, às 20h30. Além disso, fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: SpotifyDeezer e Apple Podcasts

Edição: Vandecy Dourado

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *