Prefeitura de Fortaleza avança com obras de drenagem da Avenida Heráclito Graça
As obras contam com 20% dos serviços concluídos e devem ser finalizadas no segundo semestre deste ano

A intervenção, que terá duração de 30 dias, se faz necessária para a continuação da execução das estacas de contenção do reservatório subterrâneoA Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), avança para mais uma etapa das obras de drenagem na Av. Heráclito Graça.
Para viabilizar a continuidade aos serviços na região, a partir desta quinta-feira (29/02), mais um trecho da Av. Heráclito Graça será bloqueado. A nova interdição acontece no trecho compreendido entre as ruas Antônio Augusto e Ildefonso Albano, no sentido Centro/Aldeota, estendendo a interdição implantada anteriormente na via, que segue até a Rua Nogueira Acioli.
A intervenção, que terá duração de 30 dias, se faz necessária para a continuação da execução das estacas de contenção do reservatório subterrâneo. Agentes da AMC estarão no local dando suporte operacional e orientando os motoristas.
Atualmente as obras contam com 20% dos serviços concluídos e devem ser finalizadas no segundo semestre deste ano.
Mudança no trânsito
Com o bloqueio da pista sul, os condutores que trafegam no sentido Aldeota deverão trafegar pelo lado oposto da via, usando o contrafluxo. Nesta etapa não haverá alteração para quem segue no sentido contrário. Diante da nova configuração, os motoristas deverão usar as rotas alternativas sugeridas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e indicadas pelas placas de sinalização instaladas ao longo de toda a avenida.
De acordo com a configuração da nova interdição da via, o motorista que segue na Av. Heráclito Graça deve entrar à direita na Rua Antônio Augusto, à esquerda na Rua Fiúza de Pontes, à esquerda na Rua Nogueira Acioli e à direita retornando à Av. Heráclito Graça. Já o motorista que trafega na Av. Heráclito Graça deve entrar à direita na Rua Nogueira Acioli, à esquerda na Rua Rocha Lima e, depois, à esquerda, novamente, na Rua Antônio Augusto retornando à Av. Heráclito Graça.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) mantém o itinerário implantado no bloqueio anterior, com as linhas 028 – Antônio Bezerra/Papicu/1, 816 – Edson Queiroz/Centro/1, 701 – Parque Americano/Centro/1. Ao dirigirem-se no sentido Centro, os ônibus devem acessar a Rua Carlos Vasconcelos, Rua Fiúza Pontes, Rua Nogueira Acioly, retornando para Av. Heraclito Graça e seguir o itinerário vigente. Ao dirigirem-se no sentido Papicu, os ônibus devem acessar a Rua Bárbara de Alencar, Rua Nogueira Acioly, Rua Rocha Lima, Rua Carlos Vasconcelos para seguir o itinerário vigente.
Veja o mapa com as alterações de trânsito
Sobre as obras
A Prefeitura Municipal de Fortaleza deu início, em novembro de 2023, às obras de construção do novo sistema de drenagem da Av. Heráclito Graça.
Com a implantação do projeto, a região passará a contar com um reservatório de controle de cheias, que será construído sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo, beneficiando os bairros Centro e Aldeota.
Com conceito inédito na Capital, o projeto de drenagem da Avenida Heráclito Graça consiste na construção de um reservatório de controle de cheias que será implantado sob a avenida, entre as ruas Barão de Aracati e Gonçalves Lêdo. O sistema subterrâneo terá capacidade de armazenamento de 14 mil m³ de água, o equivalente a 13 piscinas olímpicas, cujo volume passará a ser escoado gradativamente e direcionado até o riacho Pajeú. Para auxiliar no escoamento da água pluvial sobre a avenida, serão instaladas grelhas de drenagem ao longo da via, fazendo com que não haja mais pontos de alagamentos na pista, que atualmente acontece devido a obstrução e a insuficiência da galeria de drenagem existente.
As intervenções, que estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), preveem também a substituição do pavimento asfáltico por piso em intertravado e a construção de calçadas acessíveis e niveladas, facilitando o acesso e a travessia de pedestres. O projeto abrange, ainda, a requalificação da Praça Bárbara de Alencar, que passará por reforma em todo o seu espaço.
Fonte da matéria: Prefeitura de Fortaleza