Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos homenageia Movimento das Mães e Familiares do Curió
Por Juliana Melo

Nesta sexta-feira (15/12), às 18h, no Plenário 13 de Maio, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará realiza sessão solene para entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos para o Movimento das Mães e Familiares do Curió, por sua luta por memória e justiça para as vítimas da Chacina do Curió.
O reconhecimento é iniciativa do deputado Renato Roseno (Psol), que ressalta em seu requerimento a destacada contribuição à luta pelos direitos humanos no ano de 2023 e lembra que o movimento é fruto da luta organizada por justiça empreendida pelas mães e familiares das vítimas da série de crimes que ocorreram no bairro Curió, na madrugada de 12 de novembro de 2015, que ceifaram a vida de onze pessoas.
O parlamentar ressalta que, além das vítimas fatais, outras pessoas foram vítimas de torturas físicas e psicológicas, de ameaças e de tentativas de homicídio.
“Ressalta-se a importância do Movimento das Mães e Familiares do Curió na denúncia das violências que sistematicamente vitimam as populações que residem nas áreas periféricas. Ademais, sua atuação lança luz para a ausência de ações efetivas para a prevenção desses crimes, bem como para a falta de respostas adequadas do poder público no sentido da devida responsabilização dos agentes envolvidos”, pontua.
Renato Roseno também afirma que, ao romper o silêncio, o movimento deu voz a uma luta por justiça que vai além da Chacina do Curió e serve de alerta a toda a sociedade para que crimes desse tipo nunca mais se repitam. “Seu grito por Justiça ecoa por toda a sociedade cearense e garantiu que a memória das vítimas não fosse esquecida”, enfatiza o parlamentar.
Durante a sessão solene de entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos serão agraciados os representantes do Movimento das Mães e Familiares do Curió: Ana Lúcia Costa Santos, Antônio Sidnei dos Santos, Catarina Ferreira Cavalcante, Edna Carla Souza Cavalcante, Jane Meire Alexandre de Sousa, Maria de Jesus da Silva, Maria Suderli Pereira de Lima, Netinha Francisca Pinho, Penépole Pinho, Rosa Alexandre de Souza, Silvia Helena Pereira de Lima.
Edição: Clara Guimarães
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br