Projeto que institui Medalha Paes de Andrade na Alece começa a tramitar
Por Ricardo Garcia

– Foto: José Leomar
Com a abertura dos trabalhos da 91ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da 31ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizada nesta quarta-feira (08/10), começaram a tramitar na Casa uma emenda a projeto de lei do Poder Executivo, um projeto de resolução da Mesa Diretora, além de 11 projetos de parlamentares, sendo seis de lei e cinco de indicação. A leitura das matérias foi realizada pelo deputado Marcos Sobreira (PSB), em sessão transmitida pelo canal oficial da Alece no YouTube.
A emenda substitutiva oriunda da mensagem nº 9.424 altera o projeto de lei 82/25, que dispõe sobre a criação do Programa Agente Rural, de ampliação da assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares. A emenda busca promover ajustes, corrigindo a versão original do PL, com os valores atualizados hoje já pagos aos agentes envolvidos no Programa Agente Rural.
O projeto de resolução 15/25, da Mesa Diretora da Casa, institui, no âmbito da Alece, a Medalha Paes de Andrade, destinada a distinguir pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado no combate às consequências da seca e na promoção da sustentabilidade e da convivência com o semiárido cearense.
Dos projetos de lei de parlamentares que iniciaram tramitação, dois são de autoria do deputado De Assis Diniz (PT). O 941/25 dispõe sobre a Campanha Estadual de Construções de Baixo Carbono; enquanto o 942/25 altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 18.085, de 31 de maio de 2022, incluindo locais no Calendário Oficial do Estado.
O projeto de lei 940/25, do deputado Romeu Aldigueri (PSB), isenta do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais os candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde; e o 943/25, do deputado Bruno Pedrosa (PT), concede o Título de Cidadão Cearense ao Senhor Carlos Alberto Calixto Mattar.
Já o projeto 944/25, do deputado Almir Bié (Progressistas), altera a redação de dispositivos da Lei nº 18.085, de 31 de maio de 2022, incluindo a Basílica Santuário de São Francisco das Chagas e as tradicionais romarias de Canindé na rota turística religiosa do Ceará; enquanto o 945/25, da deputada Marta Gonçalves (PSB), também altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 18.085, de 31 de maio de 2022, incluindo manifestações culturais dos municípios de Viçosa do Ceará, Aquiraz, Eusébio e Marco.
Iniciaram tramitação ainda na Casa cinco projetos de indicação de deputados: 528/25 e 530/25, do deputado Missias Dias (PT); 526/25, do deputado Cláudio Pinho (PDT); 527/25, do deputado De Assis Diniz (PT); e 529/25, do deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).
Após a leitura em plenário, os projetos seguem para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Procuradoria da Casa e das comissões técnicas de mérito. Se aprovados, serão encaminhados para a votação em plenário. No caso dos projetos de indicação, cabe ao Governo do Estado, se concordar, transformá-los em mensagem para a tramitação legislativa.
Edição: Lusiana Freire
This was easy to follow, even for someone new like me.
This was really well done. I can tell a lot of thought went into making it clear and user-friendly. Keep up the good work!
Excellent work! Looking forward to future posts.
I wasn’t sure what to expect at first, but this turned out to be surprisingly useful. Thanks for taking the time to put this together.
Your writing always inspires me to learn more.
This was really well done. I can tell a lot of thought went into making it clear and user-friendly. Keep up the good work!
lol516