Secretária de Saúde afirma que Estado já reduziu em 60% a fila de cirurgias eletivas
Foto: José Leomar

O estado do Ceará já realizou 31 mil cirurgias entre janeiro e abril deste ano, reduzindo em até 60% a fila de cirurgias eletivas em relação ao total cadastrado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) em janeiro deste ano.
A informação foi apresentada pela Secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, em audiência pública promovida pela Comissão de Previdência Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na tarde desta quinta-feira (17/08). O objetivo da audiência foi a apresentação do relatório detalhado de atividades da Sesa referente ao primeiro quadrimestre de 2023.
O presidente da comissão, deputado Guilherme Landim (PDT), explicou que essa “prestação de contas” é uma determinação constitucional e que acontece para esclarecer ao Parlamento e ao povo o que a secretaria está fazendo. “Podemos com isso saber o que tem sido investido e o resultado desses investimentos. É um retorno que a secretaria dá ao povo ao dar transparência às suas atividades”, explicou.
A secretária Tânia Mara pontuou que, do orçamento total a ser aplicado em saúde em 2023, no valor de R$ 9,3 bilhões, 11,78% já foram utilizados, aproximadamente R$ 1,1 bilhão. O ano de 2023, conforme observou, já tem superado os últimos quatro anos tanto em número de internações na rede hospitalar quanto nos produtos da atenção básica – ações de promoção e prevenção em saúde, procedimentos com finalidade diagnóstica, procedimentos clínicos e procedimentos cirúrgicos.
CIRURGIAS ELETIVAS E OUTROS AVANÇOS
O crescimento do número de internações também se relaciona, conforme observou, com o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde. “Não posso deixar de mencionar o compromisso dos nossos profissionais, dos diretores hospitalares, todos empenhados em operar mais para fazer esse mutirão ser um sucesso, e esse compromisso pode ser observado em todas as unidades hospitalares”, disse.
%20.jpg)
Secretária Tânia Mara diz que meta do Governo é realizar até o fim deste ano todas as cirurgias cadastradas até 31 de janeiro – Foto: José Leomar
Tânia Mara observou também que, da meta de 45 mil cirurgias previstas no início do ano, 31 mil já foram realizadas, especialmente aquelas de pacientes cadastrados até 31 de janeiro. “Dos outros 15 mil restantes, 14 mil não foram encontrados ou já realizaram a cirurgia, então é importante que essas pessoas continuem atualizando seus dados no sistema”. A meta, ainda de acordo com ela, é que até o final do ano sejam realizadas todas as cirurgias cadastradas até 31 de janeiro e parte daquelas cadastradas após 1° de fevereiro.
Outro dado de destaque é a marca de 500 transplantes cardíacos realizados no Hospital de Messejana, tornando-o o segundo maior hospital transplantador do Brasil, ficando atrás apenas do Instituto do Coração, localizado em São Paulo, com mais de mil transplantes.
Além disso, foram adquiridas 20 novas ambulâncias para reforçar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com 14 delas do tipo UTI Móvel; novos leitos de UTI Neonatal e serviço de tomografia no Hospital São Lucas, o que deve beneficiar 11 municípios da região dos Inhamuns; o encaminhamento da dose de reforço bivalente contra Covid-19 aos 184 municípios cearenses, além da antecipação da campanha de vacinação contra a gripe para o público infantil.
Os hospitais Geral Dr. César Cals e Albert Sabin também ganharam em tecnologia. O Centro de Patologia do HGCC recebeu um software que permite o acompanhamento da análise microbiológica e resultados dos exames dos pacientes internados. Já o Albert Sabin recebeu 40 incubadoras, 15 berços aquecidos e outros equipamentos.
Já sobre concursos e convocações, Tania Mara anunciou a convocação e incorporação dos seis mil concursados da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), além da incorporação de 402 ex-empregados e a posse de outros 413 em abril deste ano. Até o fim de 2023, de acordo com ela, é previsto o ingresso de 1.400 concursados.
Ela também informou que em setembro será lançado um edital de chamamento de mais 200 concursados da fundação, dessa vez da área assistencial. “Em dezembro devemos chamar mais 800 de outras categorias, mas fiquem tranquilos que o compromisso do governador Elmano de Freitas de chamar todos os aprovados será cumprido”, afirmou.
Os parlamentares presentes na reunião agradeceram a demonstração da secretária e elogiaram sua atuação à frente da pasta.
A deputada Gabriella Aguiar (PSD) afirmou que tem andado pelos hospitais do Estado, conversado com as diretorias e que a palavra unânime é de respeito do compromisso de Tânia Mara com a saúde do Ceará. “Saúde não tem preço, mas tem custos altos, e sempre haverá o que corrigir, o que será sempre superado com sua vontade de trabalhar e acertar”, elogiou.
Os deputados Nizo Costa (PT) e Romeu Aldigueri (PDT) também exaltaram a gestão da secretária e do Governo Elmano de Freitas, reforçando sempre o cumprimento de seus compromissos e o impacto na vida dos cearenses. Já o deputado Simão Pedro (PSD) também elogiou a gestão da Sesa, mas cobrou uma maior presença do Estado nas regiões do interior do Estado para acompanhar a situação dos equipamentos de saúde.
Participaram ainda do encontro os deputados Agenor Neto (MDB), Alysson Aguiar (PCdoB), além da deputada Dra. Silvana (PL) e Antônio Granja (PDT), de forma remota.
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br