Solenidade marca homenagem aos 53 anos de contribuições da Ceasa-CE
Por Juliana Melo

– Marcos Moura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta sexta-feira (12/12), sessão solene em comemoração aos 53 anos das Centrais de Abastecimento do Ceará S.A. (Ceasa-CE). O evento foi realizado no Plenário 13 de Maio, atendendo a requerimento do deputado Guilherme Sampaio (PT), subscrito pelos deputados De Assis Diniz (PT), Tin Gomes (PSB), Jô Farias (PSB), Júlio César Filho (PT).
Inaugurada em 09 de novembro de 1972, a Ceasa-CE centraliza a distribuição de produtos hortigranjeiros no estado, integrando o Programa Nacional de Controle de Abastecimento (Conab). E tem a missão de assegurar condições excelentes de abastecimento alimentar, buscando a plena satisfação dos produtores, usuários e consumidores.
Para Guilherme Sampaio, a Ceasa é uma instituição ainda pouco conhecida diante de tantos benefícios que produz para o estado. O parlamentar ressaltou que a Ceasa criou um elo entre quase 100 municípios cearenses produtores de alimentos e as mesas de cidadãos de todo o estado, garantindo segurança alimentar, gerando renda para a agricultura familiar, ajudando a regular preços e a reduzir desperdício.
.jpg)
Deputado Guilherme Sampaio destaca papel da Ceasa na promoção da segurança alimentar e geração de renda. Foto: Marcos Moura.
“A Ceasa não é só um entreposto. É uma comunidade viva, um equipamento que estrutura o desenvolvimento social, econômico e a inclusão econômica de milhares de trabalhadores da agricultura familiar no estado do Ceará”, pontuou.
Ele informou que são quase 30 mil trabalhadores diretos e indiretos, 1.300 permissionários e 520 carreteiros que trabalham no local. Além disso, 595 municípios brasileiros escoam sua produção por meio da Ceasa-CE.
Guilherme Sampaio citou ainda a parceria da Ceasa com as políticas sociais do Ceará: o Mais Nutrição, que beneficia 54 mil pessoas, por meio do trabalho de 149 organizações na sociedade civil. Frisou também a parceria com o Programa Ceará Sem Fome e citou as ações dentro da Ceasa que visam o bem-estar dos colaboradores, a diminuição de desperdício e a ampliação das responsabilidades com a política em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, que centraliza as compras governamentais diretamente de fornecedores da agricultura familiar.
“Celebrar esses 53 anos se relaciona com uma das funções mais nobres do poder público: garantir a alimentação do seu povo, sustentada pelo trabalho de milhares de homens e de mulheres envolvidos na agricultura familiar. Viva a nossa querida Ceasa”, concluiu.
O deputado Tin Gomes, ex-presidente da Ceasa por um ano e três meses, lembrou que a Central de Abastecimento não fechou na pandemia, mantendo seu serviço à população e evitando desabastecimento no estado.
.jpg)
Deputado Tin Gomes defende novas instalações para a Ceasa. Foto: Marcos Moura
Ele reconheceu os desafios por conta dos problemas na estrutura do local e defendeu que chegou o momento da Ceasa ter um espaço novo, mais moderno e mais adequado. “Tem que fazer uma nova Ceasa para garantir aos permissionário que estão lá tenham novos horizontes”, pontuou.
Ele agradeceu a todos os trabalhadores que fazem essa instituição. “Eu quero ver vocês cada vez mais unidos, mais reconhecidos, ganhando melhor, e uma Ceasa digna de vocês, digna do fortalezense e digna do Ceará”, concluiu.
Falando em nome dos homenageados, o presidente da Ceasa-CE, Hebert dos Santos Lima, ressaltou sua alegria e agradeceu à Alece pela homenagem. “Esse é um reconhecimento que o Estado do Ceará faz, através dos representantes do povo, a essa instituição, que é um patrimônio do nosso estado”, declarou.
.jpg)
Presidente da Ceasa-CE, Hebert dos Santos Lima fala destaca projeto de modernização de bancos de alimentos da central. Foto: Marcos Moura
Ele agradeceu ao poder público dos municípios onde a Ceasa tem sede, ao Estado e à Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Ele enfatizou que os trabalhadores da Ceasa são dedicados e que considera importante realização de concurso público para que o local tenha equipe estável.
Hebert dos Santos também agradeceu a atuação do Instituto Pacto Contra a Fome, que fez um estudo contratado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, e contribuiu para que a Ceasa tenha apresentado o segundo melhor projeto do país para modernização de bancos de alimentos. “Em breve na Ceasa, nós vamos ter um banco de alimentos, o Mais Nutrição, com mais capacidade de captação e processamento de alimentos”, detalhou. Ele acrescentou ainda que está previsto no projeto a inclusão de uma composteira que irá produzir adubo que será usado por produtores da agricultura familiar.
“Esse, para mim é o caminho: a gente trabalhar buscando a segurança nutricional e garantindo que as pessoas tenham alimentos saudáveis e seguros”, frisou.
Durante a solenidade foram homenageados Hebert dos Santos Lima; Maria de Lourdes Amaro Fontenele, Antônio Alves Gomes; Francisca Valéria Leite dos Santos; Raimunda Everany Garcia Correia Sé; Valdinor Pereira Bueno; Juliana Serafim Nóbrega; Naara Aires Pedrosa; Associação dos Permissionários da Ceasa-CE (Assucece); Associação Recreativa e Beneficente dos Servidores da Ceasa – Ascece; Renato Jackson Barroso de Andrade; Socorre França; Programa Mais Nutrição; Jade Afonso Romero; Instituto Pacto Contra a Fome; Luzia Maria Rocha Costa Lima; o programa Ceará Sem Fome, neste ato sendo representado pela primeira-dama do Ceará, Lia Gondim Araújo; Tin Gomes e José Leite Gonçalves Cruz.
Também estiveram presentes o deputado Queiroz Filho (PDT); secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz; secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti; secretária de Assistência Social de Maracanaú, Meire Costa Lima; presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Rafael Pessoa Mota e a coordenadora do Programa Mais Nutrição, Débora Wanderley de Melo.
Juliana Melo
Edição: Clara Guimarães
Fonte: Assembleia legislativa do Ceara





I enjoyed your perspective on this topic. Looking forward to more content.
It’s refreshing to find something that feels honest and genuinely useful. Thanks for sharing your knowledge in such a clear way.