Solenidade na Alece presta homenagem ao Dia do Educador Social

Foto: Marcos Moura
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (14/09), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Educador Social, lembrado anualmente em 19 de setembro. A solenidade atendeu a requerimento do deputado De Assis Diniz (PT), subscrito pelos deputados Missias Dias (PT) e Renato Roseno (Psol).
De Assis Diniz lembrou que no cenário educacional do Estado do Ceará, o papel dos educadores sociais tem sido crucial no desenvolvimento e proteção da infância e da adolescência. “Esses profissionais e a entidade sindical dedicam-se a garantir o acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, além de assegurar os direitos e a proteção dos jovens em um ambiente seguro e favorável ao crescimento saudável”, pontuou.
Para o deputado De Assis Diniz, os educadores sociais são figuras essenciais na promoção do bem-estar das crianças e adolescentes. Com atuação nas escolas, centros comunitários e outras instituições, eles desempenham um papel fundamental no suporte emocional, na orientação educacional e no desenvolvimento de habilidades sociais dos jovens.
“Seu trabalho vai além da sala de aula, envolvendo atividades que estimulam a criatividade, a expressão artística, o desenvolvimento cognitivo e emocional”, explicou o parlamentar.
O deputado falou ainda sobre a importância da garantia dos direitos trabalhistas da categoria. “Esses profissionais merecem respeito, dignidade e ter valorização profissional. Devemos reconhecer a relevância desses educadores para a nossa sociedade, uma vez que cada um deles se dedica diariamente com carinho e amor para cuidar das nossas crianças e adolescentes. Por isso, além do apoio, defendo a garantia de direitos e melhores condições de trabalho para toda a categoria”, pontuou.
Ao todo, 20 representantes de associações que prestam apoio social às crianças e jovens cearenses foram homenageados com certificados durante a solenidade.

Irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque, do Lar Menino de Jesus exalta o compromisso dos educadores sociais – Foto: Marcos Moura
Irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque, do Lar Menino de Jesus, representou os homenageados da noite e destacou o compromisso dos educadores sociais com aqueles que mais precisam.
“Nós educadores sociais nos dedicamos a cuidar de crianças e jovens em vulnerabilidade social e que dependem de cuidados especiais. Nós que fazemos parte do Lar Menino de Jesus recebemos crianças de outros estados do Brasil e do interior do Ceará que não possuem condições para se manter em Fortaleza durante os seus tratamentos contra o câncer. Todos os dias, fazemos a diferença para trazer alegria e bem-estar para cada um, sempre mantendo o compromisso de promover a força do bem e do amor ao próximo”, frisou.
Maria Verônica dos Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Estudos e Pesquisas e Assistência ao Bem Estar da Criança e do Adolescente do Ceará (Sintbem), falou sobre a necessidade de valorização profissional dos educadores sociais do Estado.
“Estamos há 40 anos aguardando um concurso da nossa categoria. Sabemos da responsabilidade e carinho que temos pelas crianças e adolescentes, mas também precisamos cuidar de nós. Estamos com vários trabalhadores se aposentando, doentes e, por isso, precisamos de uma reformulação do nosso corpo de trabalho, além de melhores salários, garantias trabalhistas e qualidade de vida, porque todos nós aqui merecemos”, assinalou.
Também participaram da solenidade Ana Cruz, superintendente de atendimento socioeducativo do estado do Ceará; Eveline Mendes, presidente da Associação das Educadoras e dos Educadores Sociais do estado do Ceará; Hilda Nepomuceno, presidente da Associação dos Servidores da SPS; e Pádua Araújo, coordenador do sindicato MOVA-SE.
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br