Sala do Empreendedor da Alece expande atuação e supera 5 mil atendimentos em 2025

Por Ariadne Sousa

 Feira de mulheres empreendedoras, realizada pela Sala do Empreendedor da Alece – Foto: Bia Medeiros

A Sala do Empreendedor da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) consolidou, em 2025, sua atuação no fortalecimento do empreendedorismo ao facilitar o acesso à informação e oferecer assistência gratuita aos microempreendedores individuais (MEIs) cearenses. Além da ampliação na quantidade de atendimentos realizados, com 5.823 registros entre janeiro e dezembro, o órgão também teve o ano marcado pela promoção de ações voltadas à agenda de equidade racial, empreendedorismo feminino e inclusão produtiva.

Em relação à demanda, o serviço mais procurado foi a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), com 2.156 registros. Também houve procura por orientações diversas, entrega da declaração anual, formalização e baixa de MEI, entre outros serviços. Os meses de maio e junho concentraram maior fluxo de demanda, em função das obrigações anuais da categoria e da realização da Semana do MEI, enquanto os demais meses mantiveram fluxo constante de atendimentos de rotina. 

A maior parte do público atendido foi composta por empreendedores já formalizados como Microempreendedores Individuais, que compareceram ao Órgão em busca de apoio para manter suas obrigações em dia. Dúvidas sobre abertura de negócios, recuperação de acesso a plataformas governamentais e orientações sobre crédito também tiveram demanda relevante na Sala no último ano. 

OUTRAS AÇÕES

Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada de 26 a 30 de maio, está entre as atividades de destaque do órgão em 2025. Com foco na inovação e no fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa buscou estimular conexões e ampliar o acesso a capacitações. Já no Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, a Sala promoveu uma feira temática e uma roda de conversa sobre afroempreendedorismo. A programação reuniu comercialização de produtos por empreendedores convidados, falas técnicas e diálogos sobre racismo estrutural, equidade racial e desenvolvimento econômico. 

Semana do Microempreendedor Individual – Foto: Pedro Albuquerque

O trabalho desenvolvido pela Sala foi reconhecido com o Selo Sebrae Ouro Referência em Atendimento, concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), em reconhecimento à qualidade dos serviços prestados e ao cumprimento de critérios de excelência.

Ao longo do ano, a Sala expandiu sua atuação para eventos do calendário estadual. Em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social e o Centro de Estudos e Atividades Estratégicas da Alece, a equipe participou da Feira do Empreendedor e do Ceará Tech Summit. Nesses espaços, foram realizados atendimentos e divulgadas informações sobre o programa “Ceará de Valores”. 

Selo Sebrae de Atendimento – Categoria Ouro – Foto: Divulgação

CIDADANIA E EMPREENDEDORISMO

Além da Sala do Empreendedor, a Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social desenvolveu ações voltadas aos empreendedores cearenses. Em 2025, o trabalho alcançou 1.769 pessoas. Desse total, 40 mulheres participaram do projeto Conexão Mulher Empreendedora, que ofereceu atendimento direcionado ao desenvolvimento ou à criação de negócios.

SALA DO EMPREENDEDOR 

A Sala do Empreendedor da Alece é um espaço de atendimento ao cidadão empreendedor, fruto de parceria com o Sebrae-CE e outros órgãos públicos. Seu objetivo é facilitar a vida de quem deseja abrir, regularizar ou fortalecer um negócio, reduzindo burocracias e aproximando o poder público do universo dos pequenos negócios. 

A atuação da Sala do Empreendedor da Alece está alinhada ao Planejamento Estratégico do programa, que prevê, entre outros objetivos, ampliar o número de empreendedores atendidos, fortalecer a rede de parceiros, qualificar continuamente a equipe e consolidar a Sala como referência nacional em atendimento ao MEI e pequenos negócios no setor público.

Lucas Aquino e Maria de Jesus Dias, coordenadores da Sala do Empreendedor da Alece – Foto: Bia Medeiros

SERVIÇO

Os interessados em receber atendimento deverão comparecer munidos dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, número do recibo do último imposto de renda (caso seja declarante). 

Local: Av. Pontes Vieira, n° 2.348, anexo III, sala 303, 3º andar – Dionísio Torres. Telefone: (85) 3277-2565 

Whatsapp: (85) 99717-0134 

Email: empreendedor.alece@gmail.com

Edição: Lusiana Freire

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *